SóProvas


ID
5552473
Banca
Máxima
Órgão
Câmara de Santa Rita do Sapucaí - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nas redações oficiais, há referência à questão de verbos que, ainda que possuindo a mesma grafia, apresentam sentidos diferentes. Chamamos a isso de regência, pois devido a forma em que são usados, há mudança no que diz respeito à predicação, de acordo com a gramática normativa. Analisando as orações abaixo, identifique aquela que apresenta desvio de regência.

Alternativas
Comentários
  • Os (aos) momentos e transeuntes, assisto com os olhos atentos, mas reflexivos, porém ainda sem forças para oferecer ajuda. 

    #marcha

  • ASSISTIR no sentido de VER: ASSISTE A ALGUMA COISA. Então deveria ser Aos...

  • A) Pagar - Pessoa = com preposição

    Coisas = sem preposição

    B) Visar - Ambição = com preposição

    resto = sem preposição

    C) Assistir - Ajudar = sem preposição

    Ver = com preposição

    Favorecer/morar = com preposição

  • Gente, na letra D, o verbo informar não é VTDI?

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da regência verbal.


    a) O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas). Assim, o correto é pagar algo e pagar a alguém. Sendo assim, como "impostos" é algo, a regência está correta.
    b) O verbo visar atua como transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição "a", quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se. Portanto, como tal verbo está sendo usado no sentido de "ter em vista", a regência está correta.
    c) O verbo assistir estabelece regência com a preposição "a", quando indica o ato de ver e estar presente, atuando como transitivo indireto. Ele também atua como verbo transitivo direto, quando indica o ato de acompanhar como assessor, ou de prestar socorro. Como o verbo na frase foi empregado com o sentido de ver, o uso da preposição é obrigatório (Aos momentos e transeuntes, assisto com os olhos atentos...) e, assim, a regência está incorreta.
    d) O verbo "Informar" é bitransitivo, ou seja, é transitivo direto e indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa. Assim, o emprego do pronome oblíquo "-lo" como objeto direto (pessoa) e da coisa (com muita precisão) como objeto indireto mantém a regência do verbo correta.


    Gabarito do Professor: Letra C.