A questão é sobre figuras de linguagem e quer que analisemos as palavras destacadas em "Onde queres revólver, sou coqueiro. E onde queres dinheiro, sou paixão [...] E onde voas bem alta, eu sou o chão". Vejamos:
.
A) Metáfora;
Certo. Em todas as palavras destacadas há uma comparação sem o uso do comparativo "como": sou ["COMO"] coqueiro; sou ["COMO"] paixão; sou ["COMO"] o chão.
Metáfora: é o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos.
Ex.: "O pavão é um arco-íris de plumas."
- Não confundir a metáfora com a comparação. Na comparação, os dois termos vêm expressos e unidos por nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, etc.):
Nero foi cruel como um monstro. (comparação)
Nero foi um monstro. (metáfora)
.
B) Personificação;
Errado.
Personificação: é a figura pela qual fazemos os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. É um precioso recurso da expressão poética. Por meio desta figura, também chamada prosopopeia e animização, empresta-se vida e ação a seres inanimados.
Ex.: A Morte roubou-lhe o filho mais querido.
.
C) Gradação;
Errado.
Gradação: É uma sequência de ideias dispostas em sentido ascendente ou descendente.
Ex.: Uma palavra, um gesto, um olhar bastava para despertar suspeita.
.
D) Pleonasmo.
Errado.
Pleonasmo: é o emprego de palavras redundantes, com o fim de reforçar ou enfatizar a expressão.
Ex: "Foi o que vi com os meus próprios olhos."
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra A
Gab a!
Metáfora; (comparação sem conectivo) Exemplo: Sou paixão.
Personificação; ( “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “ “Hoje o dia sorriu para mim”
Gradação: Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente ou decrescente. Exemplo: Dei um passo, apressei-me, corri
Pleonasmo. É uma redundância. Exemplo: Subir para cima.