SóProvas


ID
555265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os PCNs, qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. Assim, o que diferencia radicalmente as propostas é a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e, em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados.
Com base nas orientações dos PCNs, uma professora exibiu em sala um episódio de uma série de TV, em que um dos personagens faz associações de fatos ocorridos em sua vida, marcada pela guerra dos narcotraficantes, com a vinda da Corte Portuguesa ao Brasil, na aula de História.
A partir dos PCNs e da experiência da professora, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • o currículo é o espaço central no qual professores e alunos atuam, o que faz com que todos sejam responsáveis por sua elaboração, nos diferentes níveis do processo educacional.

  • A

    o papel do educador no processo curricular é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

    • É indispensável o papel do educador.

    B

    o currículo é o espaço central no qual professores e alunos atuam, o que faz com que todos sejam responsáveis por sua elaboração, nos diferentes níveis do processo educacional.

    • Resposta.

    C

    o conhecimento histórico tem características próprias que o distinguem de outras formas de conhecimento curricular, ainda que sejam articulado a elementos midiáticos.

    • A História tem seu próprio PCN, mas suas características permeiam outros conteúdos por meio da interdisciplinariedade, não havendo o que se falar em conhecimento curricular fragmentado e único por matéria, já que em todos devem haver a integração.

    D

    a transposição didática realizada pela professora reflete sua habilidade com os temas da história nacional articulados com a mídia e a cultura de referência de seus estudantes.

    • Normalmente o uso de mídia para repassar determinado conteúdo é encarado, por alguns autores estudados na pedagogia, como inabilidade em determinada temática.

    E

    uma educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que incentivem mudanças na hierarquia curricular, na vida dos estudantes e na sociedade como um todo.

    • Não há o que se falar em hierarquia curricular, tampouco seleção de conhecimentos mais ou menos relevantes para a vida do estudante e da sociedade.