AGORA...
Estes são os campos de experiência da BNCC
Cada um desses Campos possui objetivos específicos para grupo etário. Confira o que são os campos de experiência da BNCC logo abaixo:
Eu, o outro e o nós
Enfatiza a construção da identidade e subjetividade dos indivíduos. As atividades devem priorizar o conhecimento de si e a construção das relações com os outros, além de buscar resgatar a importância do sentimento de pertencimento, o respeito e importância das tradições culturais.
Corpo, gestos e movimentos
É um Campo que foca na exploração dos movimentos e uso dos espaços. Dessa forma, busca-se construir referências para as crianças relacionadas à ocupação do mundo. Também é nesse Campo que o faz de conta é valorizado. Em conjunto com as brincadeiras, são responsáveis pela interação do cotidiano com a fantasia e as linguagens literárias, teatrais, musicais e da dança. O intuito é apresentar para as crianças diferentes linguagens artísticas e ampliar o seu repertório cultural.
Traços, sons, cores e formas
É um momento para valorização da linguagem musical, construção de preferências sonoras, exploração da música, conhecimento de músicas tradicionais e festas populares. Nesse Campo os indivíduos devem ter acesso a novas experiências de criação musical, escuta ativa e vivências corporais. Além disso, também enfatiza o contato com as linguagens visuais, envolvendo a pintura, desenho, colagem, etc.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
A linguagem oral é o foco de trabalho desse Campo de Experiência. Por conta disso, as atividades devem informar e ampliar as diferentes formas de comunicação da sociedade, desde as conversas, às cantigas populares, brincadeiras de roda, etc. Aqui também há espaço para realçar as experiências com contação de histórias e leituras individuais para estímulo da fantasia, imaginação e criatividade. O Campo também é composto pelo uso da escrita, seja da imitação de histórias de outros autores e através da produção própria do faz de conta.
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
O intuito é proporcionar a construção de espaços estáticos e dinâmicos, noções de tempo físico, ordem temporal e histórica. O campo também enfatiza a importância do aprendizado dos números como uma representação de quantidades e possibilitar o aprendizado para contar objetos, comparar quantidades de grupos, etc. Assim como, favorece o entendimento sobre outras culturas, outras vivências e diferentes modos de viver.
Os campos de experiência, realmente são 5, mas no caso da questão o que está sendo apresentado são os direitos de aprendizagens.
VAMOS AOS NÚMEROS.
2 - Diretrizes ( Brincar e Cuidar)
2 - Eixos Estruturantes ( Brincadeira (ludicidade) e Interação - com o mundo, com o outro, com os pares, com o conhecimento)
6- Direitos de aprendizagem ( conviver, participar, brincar, expressar, explorar, conhecer-se)
5- Campos de experiência
3 - faixas etárias.