SóProvas


ID
5552977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.

O ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, “leitura da obra de arte” e a “criação artística” chama-se proposta triangular, que influencia o ensino da arte no Brasil desde a década de 80 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • DESENVOLVIDO POE ANA MAE BARBOSA

  •  Os três eixos da Proposta Triangular do Ensino da Arte são: leitura de imagem, contextualização e produção ou fazer artístico. É necessário compreender o que as pessoas fazem com a arte, para compreender esta proposta. As pessoas apreciam, leem obras de Arte, contextualizam a obra e o artista e produzem arte.