SóProvas


ID
5553982
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

Caso a informação requerida esteja disponível ao público em formato impresso, em formato eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou a entidade indeferirá o pedido sumariamente. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    "Caso a informação requerida esteja disponível ao público em formato impresso, em formato eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou a entidade indeferirá o pedido sumariamente."

    → Neste caso, a entidade irá escrever para o requerente como ele poderá acessar o site para conseguir a informação (Dona Maria, entre no Google, digite isso, clique ali, depois acolá etc.). Isso desonerará o órgão (tirará a obrigação) de fornecer a informação. Mas e se o requerente disser: "eu não tenho acesso à internet, pois não tenho computador ou celular"? aí não desonera.

    Art. 11, § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.

  • ERRADO.

    Há dois dispositivos que regulamentam esse procedimento:

    Lei 12.527/2011, Art. 11, § 6º "Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos".

    Decreto 7.724/2012, Art. 17. "Caso a informação esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou entidade deverá orientar o requerente quanto ao local e modo para consultar, obter ou reproduzir a informação".

  • LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 11, § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, POR ESCRITO, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, SALVO se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.

    GABARITO: ERRADO.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se direciona diretamente com o dever de fornecer informações já disponíveis ao público. Nestes casos, vale lembrar que a finalidade da lei é garantir o acesso universal à informação, deste modo, sendo informação já disponível, o ente fica desobrigado, no entanto, se o requerente não possuir condições de acessar a informação, permanece o dever da Administração em fornecê-las. Em todo o momento, resta também o dever de informar o local em que está disponível.

    Art. 17. Caso a informação esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou entidade deverá orientar o requerente quanto ao local e modo para consultar, obter ou reproduzir a informação.

    Parágrafo único. Na hipótese do caput o órgão ou entidade desobriga-se do fornecimento direto da informação, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para consultar, obter ou reproduzir a informação.

    A afirmação do enunciado está, portanto, errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO