SóProvas


ID
5554309
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A intensa ocupação da região Amazônica nas últimas décadas e o avanço de atividades ambientalmente degradantes constituem um contexto de vulnerabilidade para esse ecossistema e, consequentemente, para os povos indígenas e suas terras. A ação conjunta entre FUNAI e IBAMA já mostrou bons resultados na inibição de infrações ambientais na Amazônia e em terras indígenas no passado. O fortalecimento da vigilância e do combate às ameaças ambientais dentro e no entorno das terras indígenas é essencial para a proteção efetiva desses territórios e para garantir a promoção dos direitos dos povos indígenas da Amazônia.
Internet: <http://www.ccst.inpe.br> (com adaptações)

Acerca do desenvolvimento sustentável e da ecologia nos ambientes florestados do Brasil, julgue o item.

A maior ameaça ambiental sofrida pelo ecossistema amazônico está ligada à derrubada da cobertura vegetal original por pastagens, monoculturas agrícolas, mineração e queimadas. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE DEGRADAÇÃO DA AMAZÔNIA.

    PECUÁRIA

    SOJA

    MADEIREIRA/MINERAÇÃO.

    A CADA VIDEO DO TIC-TOC QUE VOCÊ CURTIR, PLANTE UMA ÁRVORE!!!

  • Sobre a degradação ambiental na Amazônia julgamos o item a seguir.

    Análise do item:

    A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original na Amazônia ainda é tão grande que essa massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o desmatamento é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o Brasil frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada. Este processo ainda é muito influenciado por uma ideologia de  desenvolvimento econômico predatório que ignora as teses mais modernas de sustentabilidade e manutenção da biodiversidade.
    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

    • Segundo o relatório da RAISG, a agropecuária é a causa de 84% do desmatamento da Amazônia. 

    • A contribuição econômica do desmatamento para a economia é mínima. Toda a área desmatada durante o período de 2007 a 2016 representou somente 0,013% do PIB médio entre 2007 e 2016.

    https://www.ecycle.com.br/desmatamento-da amazonia/#:~:text=Entre%20as%20principais%20causas%20do,a%20retomada%20de%20grandes%20obras.