SóProvas


ID
5554507
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os fundamentos da administração geral, seus principais conceitos e suas ferramentas, julgue o item.

Com enfoque predominantemente extrovertido, os defensores da teoria da contingência consideram que a estrutura e a dinâmica organizacional funcionam como variáveis dependentes do ambiente, o qual, por sua vez, constitui uma variável independente.  

Alternativas
Comentários
  • Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, tudo é relativo. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional

    Segundo Chiavenato (2004, p. 22), "as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais." As características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações.

  • GAB CERTO

    TEORIA DA CONTINGÊNCIA

    1. Autor: Thompson;
    2. Ênfase: Ambiente e tecnologia
    3. Concepção do Homem: Homem Complexo
    4. Características: Não existe um tipo “certo” de organização; As contingências ambientais irão determinar qual modelo é mais apropriado a cada caso.

    OBS: As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Afirmação: Com enfoque predominantemente extrovertido (1) , os defensores da teoria da contingência consideram que a estrutura e a dinâmica organizacional funcionam como variáveis dependentes do ambiente, o qual, por sua vez, constitui uma variável independente (2).  

    (1) A questão começa falando do tal do enfoque predominantemente extrovertido.

    • Extrovertido pode ser definido como aquilo que é adaptativo, expansivo. Desse modo, a expressão possui completa coesão com a teoria contingencial, pois esta define que não existe uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. Tudo depende da situação interna e externa dessa organização. Desse modo, as incertezas poderão ser levadas em consideração na modelagem.

    (2) Segundo Rodrigo Rennó (2013), "Existiria uma relação funcional entre o sistema e o ambiente. Teríamos as variáveis dependentes e as variáveis independentes. Todas as ações de dentro da empresa seriam variáveis dependentes do que vier a ocorrer no ambiente externo – que são as variáveis independentes."

    Expressão-chave para lembrar da Teoria Contingencial: Tudo é relativo, tudo depende.

  • CERTO

    Tudo pode, nada pode, depende: não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições ambientais e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

    • Condições ambientais: são variáveis independentes, não controladas pela organização. Ex.: ambiente e tecnologia.
    • Técnicas administrativas: são variáveis dependentes, controladas pela organização. Ex.: estrutura e comportamento organizacional.

    A relação entre essas variáveis não é do tipo causa/efeito, é do tipo “se, então”. É uma relação funcional.