SóProvas


ID
5554831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Bactérias resistentes a antibióticos, também conhecidas como superbactérias, representam atualmente uma das principais ameaças à saúde pública mundial. Infecções por essas bactérias estão se tornando cada vez mais comuns, e algumas delas são resistentes a praticamente todos os antibióticos existentes. A Organização Mundial de Saúde estima que, se nada for feito para controlar essas superbactérias, até 2050 elas serão responsáveis por cerca de 10 milhões de mortes por ano no mundo, tornando-se mais letais que o câncer.
Internet: <www.comciencia.br> (com adaptações). 

Considerando o assunto do texto anterior e as teorias evolutivas de Darwin, julgue o item a seguir. 

O uso persistente de antibióticos sobre as bactérias permitiu que elas se adaptassem morfologicamente e transmitissem os caracteres adquiridos para as gerações posteriores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

  • O uso persistente de antibióticos sobre as bactérias permitiu que elas se adaptassem morfologicamente e transmitissem os caracteres adquiridos para as gerações posteriores.

  • A adaptação morfológica estaria relacionado a teoria Lamarckista, já refutada. Por isso, o item está errado.

    As poucas bactérias que resistiram aos antibióticos já tinham características favoráveis que as permitiram sobreviver nestas condições. Tendo essas sobrevividos, são as que se multiplicaram e transferiram suas características para as futuras gerações.

    Este fenômeno de uso indiscriminado e incorreto de antibióticos tem contribuido para a evolução de bactérias resistentes, as conhecidas como superbactérias.

  • A questão cita as superbactérias, que são bactérias altamente resistentes a antibióticos e que vem se tornando uma das principais ameaças para a saúde pública no mundo. Pede-se a análise da afirmativa no enunciado sobre o texto e sobre as teorias evolutivas de Darwin. De acordo com as teorias evolutivas, segundo Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver, com descendência e variação em longo prazo. A evolução se caracteriza por mudanças na frequência de certos genes na população, e essas mudanças podem ser resultado de mutação, seleção natural, isolamento geográfico e reprodutivo e da deriva gênica. Antes de Darwin, Lamarck publicou uma teoria que abrangia a lei do uso e desuso (órgãos mais utilizados se desenvolvem mais), e a herança dos caracteres adquiridos (características desenvolvidas são transmitidas aos descendentes). As bactérias resistentes surgem, em sua grande maioria, por uso de antibióticos em dosagens que não são consideradas ideais, provocando uma seleção natural ou artificial. Essa seleção faz com que as bactérias mais resistentes se multipliquem, eliminando as mais sensíveis ao antibiótico. A reprodução das bactérias é muito rápida, então o uso de um antibiótico deve ser cauteloso para que a resposta ao tratamento seja eficaz. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site todoestudo.com.br




    Considerando o assunto do texto anterior e as teorias evolutivas de Darwin, julgue o item a seguir. 

     
    O uso persistente de antibióticos sobre as bactérias permitiu que elas se adaptassem morfologicamente e transmitissem os caracteres adquiridos para as gerações posteriores.

    As bactérias não se adaptam apenas morfologicamente, há um conjunto de adaptações que permite um indivíduo sobreviver em relação a outro; e a transmissão que ocorre para as próximas gerações não é a partir dos caracteres adquiridos (proposta por Lamarck, e não Darwin), e sim da seleção natural, onde os indivíduos mais adaptados sobrevivem e se reproduzem, mantendo os genes mais adaptados nessas novas populações de bactérias.



    Gabarito do Professor: ERRADO.


  • Essa ideia é do Lamarck, refutada já. Características morfológicas não transmitem.