SóProvas


ID
5554837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Bactérias resistentes a antibióticos, também conhecidas como superbactérias, representam atualmente uma das principais ameaças à saúde pública mundial. Infecções por essas bactérias estão se tornando cada vez mais comuns, e algumas delas são resistentes a praticamente todos os antibióticos existentes. A Organização Mundial de Saúde estima que, se nada for feito para controlar essas superbactérias, até 2050 elas serão responsáveis por cerca de 10 milhões de mortes por ano no mundo, tornando-se mais letais que o câncer.
Internet: <www.comciencia.br> (com adaptações). 

Considerando o assunto do texto anterior e as teorias evolutivas de Darwin, julgue o item a seguir. 

O uso persistente de antibióticos induz as bactérias a desenvolverem sistemas de evasão baseados em redes de DNA, o que lhes permite ficar insensíveis a essas drogas.  

Alternativas
Comentários
  • A resistência é resultado da sobrevivência de indivíduos que apresentaram características de resistência a antibióticos administrados e que se reproduzem, potencialmente passando essa resistência para as próximas gerações, criando populações de bactérias que não mais respondem ao tratamento: as superbactérias.

    Não há estímulos genéticos desencadeados pela exposição a antibióticos, o único estímulo, se não houver características genéticas que deem às bactérias resistência aos antibióticos, será à morte.

    Gabarito Errado

  • Quando o enunciado afirma "O uso persistente de antibióticos induz" entende-se que é o ambiente que modifica as bactérias, e isso é ideia de Lamarck e não Darwin.

  • A questão fala das superbactérias, que são bactérias altamente resistentes a antibióticos e que vem se tornando uma das principais ameaças para a saúde pública no mundo. Pede-se a análise da afirmativa no enunciado sobre o texto e sobre as teorias evolutivas de Darwin. De acordo com as teorias evolutivas, segundo Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, onde os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver, com descendência e variação em longo prazo. As bactérias resistentes a antibióticos surgem, em sua grande maioria, por uso desses antibióticos em dosagens que não são consideradas ideais, por exemplo um uso exagerado, provocando uma seleção natural ou artificial. Essa seleção faz com que as bactérias mais resistentes se multipliquem, eliminando as mais sensíveis ao antibiótico. Essa resistência pode ocorrer através de mutações espontâneas ou a partir de algumas bactérias naturalmente geneticamente mais adaptadas em mecanismos específicos, que ao se reproduzir, transferem os genes para as futuras gerações, criando uma nova população de superbactérias.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Scherer, Carolina B.; Botoni, Larissa S.; Costa-Val, Adriane P. Mecanismos de ação de antimicrobianos e resistência bacteriana. Scherer CB, Botoni SL, Costa-Val AP. Medvep Dermato - Revista de Educação Continuada em Dermatologia e Alergologia Veterinária; 2016; 4(13); 12-20)


    Fonte da imagem: site farmaceuticodigital.com


    Considerando o assunto do texto anterior e as teorias evolutivas de Darwin, julgue o item a seguir. 

    O uso persistente de antibióticos induz as bactérias a desenvolverem sistemas de evasão baseados em redes de DNA, o que lhes permite ficar insensíveis a essas drogas.  

    Qualquer uso persistente ou em dosagens exageradas de antibióticos pode levar ao surgimento de populações de bactérias mais resistentes, até chegar às superbactérias, pela seleção natural agindo na sobrevivência apenas dos microrganismos insensíveis aos antibióticos. As bactérias não são induzidas a desenvolver sistemas de evasão com base em DNA, elas podem já possuir alguma alteração genética benéfica para a sobrevivência, mas a genética não é induzida ou estimulada pela utilização de antibióticos.


    Gabarito do Professor: ERRADO.