SóProvas


ID
5554894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   A asma representa, atualmente, a quarta maior causa de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). São aproximadamente 350 mil casos por ano. Estima-se que a manifestação da asma grave custe mais de 146 milhões de reais para a saúde pública, entre medicamentos, consultas de emergência e internações.
Internet: <https://saude.abril.com.br> (com adaptações).

Considerando o assunto do texto anterior e os aspectos pertinentes aos sistemas respiratório e imunológico humanos, julgue o item a seguir.

A asma atinge as vias aéreas e estreitas, podendo ser desencadeada por inflamação mediada por células imunológicas, como, por exemplo, os eosinófilos. 

Alternativas
Comentários
  • Pronome Oblíquo Átono. - "se, si, consigo (...)"

  • A asma eosinofílica – um tipo de asma que geralmente se desenvolve em adultos – é marcada por um aumento no número de glóbulos brancos chamados eosinófilos no sangue, pulmões e trato respiratório. Altos níveis de eosinófilos podem causar inflamação e inchaço das vias aéreas e do sistema respiratório.

  • A questão traz um texto sobre a asma, que representa uma das maiores causas de internações no SUS e pede uma análise do item sobre essa doença, considerando os aspectos do sistema respiratório e imunológico. O sistema respiratório se conecta ao circulatório, abastecendo o organismo com oxigênio e expelindo o gás carbônico resultante do metabolismo. Os órgãos que fazem parte desse sistema são os pulmões direito e esquerdo e os tratos respiratórios por onde o ar passa. A respiração tem início na cavidade nasal, onde o ar é filtrado e umidificado, passa pela faringe, depois pela laringe onde se encontram a epiglote e cordas vocais, segue para a traqueia e entra nos brônquios que se ramificam em bronquíolos nos pulmões, e segue para os alvéolos, pequenos sacos revestidos de capilares, onde ocorrem as trocas gasosas ou hematose (oxigenação do sangue). O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra microrganismos invasores, como as bactérias e vírus, sendo formado pelos órgãos timo, baço, medula óssea, linfonodos e tonsilas palatinas. As células que realizam essa defesa são os glóbulos brancos, ou leucócitos, que se dividem em macrófagos e linfócitos. As células que fazem o primeiro combate são os macrófagos, que realizam fagocitose de células mortas e outros resíduos celulares, alertando o sistema imune. Os eosinófilos, citados no enunciado, são tipos de leucócitos que fazem parte das células de defesa e participam na resposta imune em reações alérgicas, asma e infecção por parasitas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
     




    Fonte das imagens: sites unifal-mg.edu.br e passeidireto.com, respectivamente. 



    A asma atinge as vias aéreas e estreitas, podendo ser desencadeada por inflamação mediada por células imunológicas, como, por exemplo, os eosinófilos. 

    A asma é uma doença que atinge as vias respiratórias (brônquios) causando inflamação local e produção de muco, que pode dificultar a respiração e causar falta de ar. As células imunológicas eosinófilos, são responsáveis por alertar o sistema sobre uma inflamação das vias respiratórias, como a asma. Se essas células estão aumentadas, o processo inflamatório (que pode ser alérgico) nas vias aéreas pode desenvolver uma resposta imune maior, desencadeando a asma. Logo, o item está correto.


    Gabarito do Professor: CERTO.