SóProvas


ID
5555242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às alterações promovidas na legislação societária pela Lei n.º 11.638/2007 e pela Lei n.º 11.941/2009, julgue o item a seguir.

Foram criados, como elemento do patrimônio líquido, os ajustes de avaliação patrimonial, que se destinam a registrar as alterações verificadas nos valores de ativos e passivos em decorrência da avaliação desses itens patrimoniais a valor justo, devendo eventuais ganhos ou perdas patrimoniais ser transferidos do patrimônio líquido para o resultado tão logo as condições para tal reconhecimento se façam presentes, em conformidade com o regime de competência.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do reconhecimento de ajustes de avaliação patrimonial.

    Segundo o art. 182, § 3 , da Lei 6.404/76,' Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência [...]". 

    Ademais, presume-se que eventuais ganhos ou perdas patrimoniais serão transferidos do patrimônio líquido para o resultado tão logo as condições para tal reconhecimento se façam presentes, em conformidade com o regime de competência.

    Gabarito: Certo.

  • GABARITO: CERTO

    REGIME DE COMPETÊNCIA: considera que o reconhecimento das receitas deve ser feito no momento em que são geradas e das despesas quando são incorridas, independentemente do seu recebimento ou pagamento.(ADOTADO NO BRASIL)

    REGIME DE CAIXA: o reconhecimento das receitas e despesas por esse método deve ser feito apenas quando ocorre impacto nas disponibilidades da empresa, só importando quando há efetivo pagamento ou saída de recursos.

    Bons estudos!!

  • Segundo o art. 182, § 3°, da Lei n° 6.404/76 serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3° do art. 177 desta Lei.

    Com isso, correta a assertiva.

  • CORRETO, esses valores ficam no AAP até serem apropriados por competência ao resultado

  • A conta do Patrimônio Líquido denominada “ajustes de avaliação patrimonial" foi criada com o intuito de registrar as alterações ocorridas nos valores de ativos e passivos, fruto da avaliação desses itens patrimoniais a valor justo.

    Essa exigência fez parte do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional de contabilidade. Assim, os eventuais ganhos ou perdas patrimoniais devem ser transferidos do patrimônio líquido para o resultado tão logo as condições para tal reconhecimento se façam presentes, respeitando o regime de competência.

    A seguir, serão apresentados trechos da legislação vigente que trata do assunto.

    Lei n.º 11.638/2007:

    “Art. 182

    (...)

    § 3º Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo (§ 5º do art. 177, inciso I do caput do art. 183 e § 3º do art. 226 desta Lei) e do passivo, em decorrência da sua avaliação a preço de mercado."

    Lei n.º 11.941/2009:

    “Art. 182

    (...)

    § 3º Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3º do art. 177 desta Lei."

    Do exposto, a afirmação da questão está correta.


    Fontes:

    Lei n.º 11.638/2007.

    Lei n.º 11.941/2009.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Ajustes de avaliação patrimonio

    Fato 1 : Não tenha sido computada

    Fato 2 :gerou redução ou aumento do passivo

    Fato 3 Avaliação do valor justo

    #ESTUDAGUERREIRO

    FE NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI

  • CERTO

    "Questão conceito"

    AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL

    • Pode retificar tanto ativo quanto passivo
    • Destina-se a registrar no balanço patrimonial, AUMENTOS ou DIMINUIÇÕES dos elementos do ativo e do passivo
    • Sujeitos a avaliação a VALOR JUSTO
  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C