O keynesianismo defendia um Estado participativo na construção do bem estar da sociedade. Além disso, essa escola de pensamento também tinha diversas características que precisam ser mencionadas. São elas: protecionismo e equilíbrio econômico;
investimento de capital por parte do governo (“o governo precisa gastar”);
oposição aos ideais liberais e neoliberais;
intervenção estatal na economia;
benefícios sociais;
redução da taxa de juros;
garantia de pleno emprego;
equilíbrio entre demanda e produção.
Ainda, alegava que o excesso de desigualdade econômica era prejudicial à economia.
Neoliberalismo - é a defesa de maior autonomia dos cidadãos nos setores polític o e econômico e, logo, pouca intervenção estatal.
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a teoria keynesiana e sua aplicação na economia de países que tiveram graves consequências econômicas no período pós-guerra.
Na asserção afirma-se que os estímulos fiscais oriundas das políticas econômicas keynesianas, auxiliou no crescimento econômico de países assolados pelo período pós-guerra. Para responder corretamente à questão, é importante que o candidato entenda as práticas econômicas dessa política e quais foram os impactos que essas diretrizes causaram nesses países que passaram por crises econômicas no período pós-guerra.
Idealizada por John Maynard Keynes, a doutrina Keynesiana ficou muito conhecida por tentar romper e revisar a teoria liberal. Como princípio basilar, a teoria reforçava que o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, para evitar um colapso econômico e garantir empregos para a população.
Entre as principais características dessa teoria econômica estão:
1 - Garantia da intervenção estatal em áreas que empresas privadas não podem ou não desejam intervir;
2 - Redução de taxas e juros;
3 - Oferta e garantia do Pleno Emprego;
4 - Oferecimento de benefícios sociais para a população de baixa renda, com o objetivo de garantir uma renda mínima para todos.
Com o fim da Primeira Guerra somada com a crise de 1929, países entraram em colapso financeiro e o liberalismo clássico, que não previa a intervenção do Estado na economia não foi capaz de garantir o pleno emprego para todos. Visando conter essa crise, o presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt, implementou o famoso plano chamado de "New Deal" que tinha o objetivo de evitar a retração econômica dos EUA.
Ações como emissão de valores monetários, o maior investimento de setores básicos da indústria, o fomento e criação de empregos, as linhas de crédito a baixo custo e o incentivo ao consumo foram cruciais para reestabelecer o crescimento econômico do país. Com o êxito dessas políticas, a teoria ainda foi implementada em países europeus que ficaram destruídos após a Segunda Guerra Mundial, possibilitando o crescimento e a restauração econômica dos mesmos até a década de 1960.
Sendo assim, a assertiva está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.