SóProvas


ID
5556394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    O reordenamento político global do pós-guerra trouxe consigo mudanças em todos os setores, dentre eles a educação, que passou a ter papel fundamental na construção do novo ideário social. Tais alterações políticas foram fundamentais para se estabelecer o panorama global do século XX. Dentro deste princípio, Kuznets (1966) destaca 3 grandes mudanças como ações decorrentes do pós-guerra e com influência direta no crescimento econômico mundial. Segundo o autor, a supressão do fascismo agressivo e militarista de países como Alemanha, Itália e Japão, a sobrevivência e expansão do padrão de organização comunista, e a rápida passagem de áreas até então coloniais na Ásia e África para situação de independência das metrópoles desenvolvidas não comunistas, foram consequências diretas do pós-guerra e trouxeram grandes impactos econômicos e sociais em grande parte do mundo.

Internet:  <periodicos.sbu.unicamp.br> (com adaptações). 

Acerca da economia do pós-guerra e seus rebatimentos, julgue o item a seguir.


As bases de gerenciamento econômico internacional do pós-guerra e a fixação das regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo aconteceram em na década de 40 do século XX, com o acordo de Bretton Woods. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    As conferências de Bretton Woods, definindo o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo.

    SAIA DAS REDES SOCIAIS. ASSIM VOCÊ IRA DOBRAR SUAS HORAS DE ESTUDOS !!!!

  • O sistema econômico de Bretton Woods

    Os acordos focaram em estabelecer um equilíbrio entre as políticas monetárias dos países, de modo a manter a paridade com as moedas nacionais de um para um em relação ao ouro (o chamado padrão dólar-ouro).

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre o Acordo de Bretton Woods considerando seus objetivos e o contexto histórico que foi criado.

    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa entender o que foi esse acordo, quais foram seus objetivos e qual contexto histórico ele foi feito junto com seus desdobramentos econômicos para o mundo.
    O Acordo de Bretton Woods foi uma conferência que determinou uma série de diretrizes econômicas com o objetivo de definir os parâmetros econômicos que iriam guiar a economia mundial após a Segunda Guerra Mundial.
    Quando tivemos o término da Segunda Guerra Mundial, em 1944, os países europeus participantes da Guerra estavam assolados com a intensa devastação que ocorrera em seus territórios, o que gerou uma grave crise econômica nessas nações. Preocupado em reconstruir a economia mundial, após graves crises humanitárias e econômicas - como as duas grandes guerras e a Grande Depressão de 1929 -, o presidente estadunidense na época - Frankin D. Roosevelt organizou essa conferência para amenizar os ânimos exaltados pelas guerras e resolver as desavenças ideológicas geradas.
    Mas as reuniões em Bretton Woods não tinham o objetivo principal de conter os ânimos e divergências entre os países, e sim de estabelecer e fixar critérios para as negociações comerciais e financeiras para regular as relações entre as maiores economias na época, como o próprio EUA, Canadá, Europa Ocidental, Austrália e Japão.
    Nesses acordos foram implementadas medidas para determinar um equilíbrio entre as políticas monetárias dos países, no sentido de manter a paridade de valor das moedas nacionais de um pra um em relação ao preço do ouro. Ou seja, o objetivo idealizado pelos EUA era de manter o preço do ouro em paridade com o dólar americano, gerando uma valorização e consolidação da moeda no mundo e de assegurar um monopólio comercial do recurso, uma vez que o país tinha aproximadamente 75% das reservas do Planeta em seu território.
    Além disso, o acordo previa a criação de instituições financeiras que se encarregariam de dar suporte ao modelo cambial (dólar-ouro) que estava sendo implementado. Um dos órgãos criados foi o "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" que mais tarde seria chamado de Banco Mundial, que funciona como uma agência de crédito responsável por fornecer capitais e financiar projetos de desenvolvimento em todo mundo. Outro órgão importante criado foi o FMI (Fundo Monetário Internacional) que funcionava como uma "poupança" para todos os países, que poderiam movimentar esse dinheiro caso necessitasse de injeção de capitais em suas economias, respeitando políticas fiscais e de juros determinados pelos países dirigentes.
    Como o Acordo de Bretton Woods surgiu no contexto pós-guerra, conforme destacado no enunciado, e teve o objetivo de fixar regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo, a assertiva então está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • GABARITO : CERTO

    Acredito que o gabarito da questão seja questionável. As bases de gerenciamento econômico internacional do pós-guerra de fato foram estabelecidas no Acordo de Bretton Woods (1944), visto que foi prevista ali a instituição do Fundo Monetário Internacional. Contudo, a fixação de regras para as relações comerciais entre os Estados se deu no âmbito do GATT (1947), que estabeleceu um arranjo provisório para regulamentar as trocars comerciais globais. A ideia era que uma organização internacional (a Organização Internacional do Comércio) também fosse criada, à semelhança do FMI e do Banco Mundial, para gerir o comércio internacional, mas isso acabou não se concretizando - a OMC somente viria a ser fundada nos anos 1990.