SóProvas


ID
5556415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação a temas que envolvem o Brasil, relacionados a economia mundial, globalização, energia, Mercosul e agropecuária, julgue o item a seguir. 


Os membros do Mercosul ratificaram um acordo assinado recentemente entre Brasil e Chile, que põe este país como membro do bloco ao estabelecer compromissos como facilitação de comércio, barreiras técnicas ao comércio, comércio transfronteiriço de serviços, investimentos, comércio eletrônico e compras governamentais.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) acordo de livre comércio entre Brasil e Chile no âmbito do Mercosul. O texto teve parecer favorável do relator, deputado , e seguirá para o Senado na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 288/21.

    Assinado em 2018, o texto trata de diversos pontos adicionais a acordo tarifário assinado em 2015, estabelecendo compromissos como facilitação de comércio, barreiras técnicas ao comércio, comércio transfronteiriço de serviços, investimentos, comércio eletrônico e compras governamentais

    Até hoje, apenas o Chile reconheceu o acordo de 2018, que precisa da ratificação de todos os membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Desde 1996, o Chile se tornou o primeiro país associado ao bloco

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

  • ERRADO

    Até hoje, apenas o Chile reconheceu o acordo de 2018...

    JÁ FEZ SEUS RESUMOS SUAS ANOTAÇÕES ???

    O TEMPO ESTA PASSANDO EM...

  • Errado

    Países-membros - Fundadores – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Suspensa desde 2016)

    Chile se enquadra como um país associado.

  • Os senadores aprovaram o que ratifica o texto do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre o Brasil e o Chile, assinado em Santiago, em 21 de novembro de 2018. O Acordo contém 24 capítulos, abrangendo 17 temas de natureza não tarifária como assuntos institucionais e solução de controvérsias; comércio transfronteiriço de serviços; comércio eletrônico; telecomunicações. O instrumento deve contribuir para o desenvolvimento dos negócios entre os dois países.

    acredito que esteja errada porque o Chile não é um membro do MERCOSUL, e sim um associado. Pois ele não possui as mesmas vantagens como a tarifa externa comum (TEC)

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a participação do Chile no Mercosul como país-membro.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato tenha compreensão dos últimos acordos e movimentos que vem ocorrendo no bloco econômico.
    O Mercado Comum do Sul (Mercosul), é um bloco econômico sul-americano formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, além de mais países associados e observadores. Criado em 1991, o bloco foi criado com o objetivo de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade dos países e intensificar as relações econômicos entre os membros do bloco. 
    O Chile atualmente é um país associado do Mercosul, e não um país-membro. Por isso, o país apenas tem acordos de livre comércio com os países membros do Mercosul, e não possui o direito da TEC (tarifa externa comum) que é adotado pelos países integrantes do bloco. Em 2018, Brasil e Chile, de fato, ratificaram um acordo tarifário assinado em 2015, que estabelecia apenas uma zona de livre comércio entre os dois países, e não o inserindo como um membro do bloco, conforme ressaltado na assertiva.
    Gabarito do Professor: ERRADO.