SóProvas


ID
5556439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A agricultura pode ser definida como um conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos e garantir a subsistência alimentar do ser humano bem como matérias-primas para a produção de combustível, medicamentos, ferramentas, roupas, entre outros. Atualmente, segundo dados da Embrapa, o Brasil ocupa 75,4 milhões de hectares de área plantada e é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, com faturamento de aproximadamente USD 96,9 bilhões anuais, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.

Internet:<www.myfarm.com.br>(com adaptações). 

A respeito da agropecuária brasileira e de sua importância produtiva, julgue o item subsecutivo. 


O século XXI marcou a sustentabilidade ambiental como uma ação importante para a produção agropecuária do Brasil, e nessas últimas duas décadas a expansão da área usada na agropecuária do país esteve estabilizada.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Pelo contrário , houve um aumento da área plantada - Norte e Centro -Oeste , por exemplo .

  • AUMENTANDO, DESMATANDO e RECEBENDO AUXÍLIO DO GOVERNO PARA ISSO!
  • CERTO

    Um exemplo é Matopiba, onde avança a última fronteira agrícola do País, no coração do Cerrado brasileiro. O nome da região vem do acrônimo das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

  • ERRADO

    AQUI EM RO, DOBROU O NUMERO DE QUEIMADAS E DERRUBADAS PARA A PRATICA DA AGRICULTURA, EM TODOS OS LUGARES, HOUVE AUMENTO DO DESMATAMENTO.

    ERRADO DE MAIS. PODE MARCAR ERRADO DE OLHO FECHADO.

  • A questão acima tem como tema a agropecuária brasileira e sua relação com a sustentabilidade ambiental do país.

    Na questão, é solicitado que o candidato julgue uma assertiva que afirma que a produção agropecuária no século XXI manteve uma estabilização em relação às áreas de cultivo.
    Primeiramente, é importante mensurar a importância que a produção agropecuária tem para a economia brasileira nos dias atuais. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a produção agropecuária corresponde a 27% da PIB brasileiro, o que demonstra a importância dessa atividade econômica para o país.
    Outro detalhe a ser observado, é entender quando se deu sua expansão no país. Nesse sentido, é importante destacar que a produção agropecuária começa a ter destaque com a Revolução Verde, ocorrida na década de 1970, que foi um processo que trouxe várias inovações tecnológicas para a estrutura agrária brasileira. Tecnologias como máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, pivôs centrais), agrotóxicos, fertilizantes, sementes transgênicas e herbicidas, surgiram no contexto agrícola do país, possibilitando que atividades rotineiras do campo (como plantar, colher, irrigar, conter pragas) ficassem mais dinâmicas e ágeis, o que possibilitou o aumento da produtividade agrícola.
    Com o incentivo governamental através de créditos, cessão de terras e da criação de órgãos estatais para assessorar os agricultores (como a Embrapa) áreas que antes eram preservadas viraram lócus de fronteiras agrícolas, como grande parte do Cerrado - englobando os Estados da Região Centro-Oeste - e a região conhecida como MATOPIBA - que engloba as áreas do bioma dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -.
    Com o boom das commodities no início da década de 2000, alimentos como soja, carne bovina e outros alimentos passaram por uma valorização em seus preços. Com isso, o Brasil passou a investir mais na produção agropecuária no sentido de aumentar o volume de suas exportações e consequentemente expandir sua arrecadação no comércio internacional. Para isso, era preciso aumentar o número de áreas cultiváveis, e regiões como o MATOPIBA - já citado acima -, e algumas porções da Amazônia foram desmatadas para expandir as regiões de cultivo. Prova disso é que entre 2002 e 2005, tivemos os maiores índices de devastação do bioma amazônico no século XXI.
    Com o destaque econômico desse ramo, grandes fazendeiros e parlamentares ligados à atividades agropecuárias ganharam espaço no contexto político do país. Nos últimos anos, políticas de flexibilização ambiental e o desmonte e enfraquecimento de órgãos fiscalizadores do meio ambiente brasileiro - como o IBAMA - tem causado um maior aumento do índice de queimadas em biomas brasileiros afim de aumentar as áreas de fronteira agrícola no país. Prova disso, é que a agropecuária foram uma das poucas atividades econômicas que não sofreram nenhum tipo de baque causado pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Além disso, em 2020 e 2021 tivemos índices bastante preocupantes do desmatamento na Amazônia e no Pantanal, que foram causados pela pressão do agronegócio sobre áreas desse bioma.
    A partir das explicações realizadas, conclui-se que a assertiva está ERRADA.



    Gabarito do Professor: ERRADO.