SóProvas


ID
5556451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A realidade aparece a cada dia sob um novo aspecto. Ora, desde que a realidade muda, a ideia, o “teórico”, devem mudar. O teórico deve seguir a evolução para não se ver diante de um impasse.


Milton Santos. O trabalho do Geógrafo no terceiro mundo.

São Paulo: Hucitec, 1978, p. 23 (com adaptações).

Acerca das concepções do pensamento geográfico e de sua influência no ensino da geografia, julgue o item que se segue.


A geografia radical, tendência nos estudos geográficos, iniciou-se nos anos 60 do século passado, nos Estados Unidos da América, e seus objetivos incluíam estudar as desigualdades sociais e espaciais nos países socialistas.

Alternativas
Comentários
  • interessa-se pela análise dos modos de produção e das formações sócioeconômicas. Essa nova corrente teve a preocupação de ser mais crítica e atuante em relação aos problemas sociais, tem seu inicio em 1970.

  • geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.

  • A Geografia Radical interessa-se pela análise dos modos de produção e das formações sócio-econômicas. Essa nova corrente teve a preocupa- ção de ser mais crítica e atuante em relação aos problemas sociais. https://cesad.ufs.br › publicPDF A CRÍTICA RADICAL E A GEOGRAFIA
  • Surgiu na França com Pierre George e companhia!
  • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea.  Sobre as diferentes concepções do pensamento geográfico julgamos o item

    Análise do item:
    A Geografia Radical também chamada de Geografia Crítica tem como objetivo principal a crítica as práticas de produção de desigualdades socioeconômicas que se manifestam no espaço geográfico e são caraterísticas do capitalismo contemporâneo.   
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Posso estar enganado, mas acredito que se "seus objetivos incluíam estudar as desigualdades sociais e espaciais nos países socialistas" não tem como ter sido iniciado nos EUA.

  • O erro da alternativa está em dizer que a geografia crítica / radical tinha como objetivo estudar as desigualdades nos países socialistas, quando na verdade seus maiores questionamentos eram direcionados ao sistema capitalista americano e europeu.