SóProvas


ID
5556457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A realidade aparece a cada dia sob um novo aspecto. Ora, desde que a realidade muda, a ideia, o “teórico”, devem mudar. O teórico deve seguir a evolução para não se ver diante de um impasse.


Milton Santos. O trabalho do Geógrafo no terceiro mundo.

São Paulo: Hucitec, 1978, p. 23 (com adaptações).

Acerca das concepções do pensamento geográfico e de sua influência no ensino da geografia, julgue o item que se segue.


A geografia humanística busca refletir sobre os fenômenos geográficos a fim de alcançar melhor entendimento do homem e de sua condição; para essa corrente, o conceito de lugar não é simplesmente o espaço em que ocorrem interações entre o homem e a natureza, pois incorpora também as representações simbólicas das pessoas com a materialidade dos lugares, com as quais os indivíduos interagem.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Método de Nishimura.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a Geografia Humanística e suas características, e a categoria Lugar, vertente que pertence a essa fase da ciência geográfica, e seus desdobramentos teóricos.
    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber qual é a abordagem utilizada na Geografia Humanística, e quais as contribuições a categoria Lugar traz para a ciência geográfica.
    A Geografia Humanística é uma corrente da Geografia que tem como foco de análise as experiências e vivências de grupos e pessoas com o espaço onde habitam. Nessa vertente procura-se entender minuciosamente os comportamentos do homem no que concerne aos seus valores, crenças, símbolos e atitudes, e como isso se reflete na apropriação do espaço geográfico. 
    Nesse sentido, surge a categoria Lugar, que para a Geografia Humanística, é um conceito que ultrapassa a questão de localização. Para autores como Yi-Fu-Tuan e Anne Butimer, o conceito ganha novos contornos com a compreensão que o espaço geográfico pode ter concepções únicas, se elas partirem da compreensão do ser sobre a realidade. Ou seja, nesse viés, o sentido de Lugar ganha uma percepção de afeto, de experiência e percepção do indivíduo no espaço geográfico.
    Com isso, a categoria Lugar define-se como o espaço que é vivido, percebido, ou uma realidade entendida pela razão humana. Nesse viés, o conceito também pode explicar as relações afetivas, nostálgicas que o um indivíduo possui com  um determinado espaço geográfico. Exemplo disso é a nossa casa que vivemos há muito tempo, o bairro, a escola que estudamos muito tempo, que são espaços geográficos diferenciados em nossa percepção em razão da vivência e experiência simbólica que tivemos nesses locais.
    Portanto, considera-se que a Geografia Humanística traz essa nova análise para a ciência geográfica através da categoria Lugar, na qual um espaço geográfico é analisado a partir de relações simbólicas do indivíduo com a materialidade dos lugares, onde houve uma interação. Para exemplificar suponha-se que uma criança que vive em um bairro há 10 anos, tenha que se mudar para outro local. Com ele fica a sensação de nostalgia com as materialidades do lugar onde vivia (como a rua onde brincava com os amigos ou a casa da avó que ia almoçar todos os domingos).
    Portanto, a afirmação está CERTA.



    Gabarito do Professor: CERTO.


  • Geografia Humanística é uma corrente da Geografia que tem como foco de análise as experiências e vivências de grupos e pessoas com o espaço onde habitam. 

    Nessa vertente procura-se entender minuciosamente os comportamentos do homem no que concerne aos seus valores, crenças, símbolos e atitudes, e como isso se reflete na apropriação do espaço geográfico. 

    Nesse sentido, surge a categoria Lugar, que para a Geografia Humanística, é um conceito que ultrapassa a questão de localização. 

    traz Geografia Humanística traz essa nova análise para a ciência geográfica através da categoria Lugar, na qual um espaço geográfico é analisado a partir de relações simbólicas do indivíduo com a materialidade dos lugares, onde houve uma interação nova análise para a ciência geográfica através da categoria Lugar, na qual um espaço geográfico é analisado a partir de relações simbólicas do indivíduo com a materialidade dos lugares, onde houve uma interação