A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a Geografia Humanística e suas características, e a categoria Lugar, vertente que pertence a essa fase da ciência geográfica, e seus desdobramentos teóricos.
Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber qual é a abordagem utilizada na Geografia Humanística, e quais as contribuições a categoria Lugar traz para a ciência geográfica.
A Geografia Humanística é uma corrente da Geografia que tem como foco de análise as experiências e vivências de grupos e pessoas com o espaço onde habitam. Nessa vertente procura-se entender minuciosamente os comportamentos do homem no que concerne aos seus valores, crenças, símbolos e atitudes, e como isso se reflete na apropriação do espaço geográfico.
Nesse sentido, surge a categoria Lugar, que para a Geografia Humanística, é um conceito que ultrapassa a questão de localização. Para autores como Yi-Fu-Tuan e Anne Butimer, o conceito ganha novos contornos com a compreensão que o espaço geográfico pode ter concepções únicas, se elas partirem da compreensão do ser sobre a realidade. Ou seja, nesse viés, o sentido de Lugar ganha uma percepção de afeto, de experiência e percepção do indivíduo no espaço geográfico.
Com isso, a categoria Lugar define-se como o espaço que é vivido, percebido, ou uma realidade entendida pela razão humana. Nesse viés, o conceito também pode explicar as relações afetivas, nostálgicas que o um indivíduo possui com um determinado espaço geográfico. Exemplo disso é a nossa casa que vivemos há muito tempo, o bairro, a escola que estudamos muito tempo, que são espaços geográficos diferenciados em nossa percepção em razão da vivência e experiência simbólica que tivemos nesses locais.
Portanto, considera-se que a Geografia Humanística traz essa nova análise para a ciência geográfica através da categoria Lugar, na qual um espaço geográfico é analisado a partir de relações simbólicas do indivíduo com a materialidade dos lugares, onde houve uma interação. Para exemplificar suponha-se que uma criança que vive em um bairro há 10 anos, tenha que se mudar para outro local. Com ele fica a sensação de nostalgia com as materialidades do lugar onde vivia (como a rua onde brincava com os amigos ou a casa da avó que ia almoçar todos os domingos).
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.
A Geografia Humanística é uma corrente da Geografia que tem como foco de análise as experiências e vivências de grupos e pessoas com o espaço onde habitam.
Nessa vertente procura-se entender minuciosamente os comportamentos do homem no que concerne aos seus valores, crenças, símbolos e atitudes, e como isso se reflete na apropriação do espaço geográfico.
Nesse sentido, surge a categoria Lugar, que para a Geografia Humanística, é um conceito que ultrapassa a questão de localização.
traz Geografia Humanística traz essa nova análise para a ciência geográfica através da categoria Lugar, na qual um espaço geográfico é analisado a partir de relações simbólicas do indivíduo com a materialidade dos lugares, onde houve uma interação. nova análise para a ciência geográfica através da categoria Lugar, na qual um espaço geográfico é analisado a partir de relações simbólicas do indivíduo com a materialidade dos lugares, onde houve uma interação.