A OMC é muito criticada por diversas frentes em virtude de falhar, várias vezes, na promoção do desenvolvimento do comércio mundial, além de coibir de forma desigual as ações de protecionismo por parte dos países.
A entidade é frequentemente acusada de beneficiar somente os países desenvolvidos, legitimando as barreiras alfandegárias levantadas por essas nações e taxando politicamente os países periféricos que tentam agir da mesma forma.
Fonte: mundoeducação.uol.com.br
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a OMC (Organização Mundial do Comércio) e suas políticas comerciais e econômicas em relação ao mercado internacional.
Para responder corretamente a questão, é importante que o mesmo compreenda o que é a OMC e seus objetivos e como ela atua sobre em relação à dinâmica do mercado internacional.
Criada em 1947, a OMC foi criada no sentido de garantir uma melhor fluidez e dinâmica ao comércio mundial por meio de diminuições e supressão de barreiras comerciais e alfandegárias para facilitar as trocas econômicas em âmbito internacional. Nesse sentido, é importante ressaltar que a organização tem uma grande influência no comércio internacional e tem um papel primordial na realização de conferências e debates sobre o livre comércio, além de ter poder de tomar importantes decisões econômicas.
Embora tenha sido criada com um sentido de fomentar a cooperação entre os países no âmbito comercial, a OMC recebe várias críticas em relação com algumas condutas praticadas. Um exemplo disso é que embora defenda a redução de tarifas e taxas alfandegárias, independente do nível de desenvolvimento econômico do país, o órgão tem defendido e se isentando de julgar práticas protecionistas, sobretudo por parte de países desenvolvidos, como os EUA e alguns membros da União Europeia. Um exemplo disso foi a demora da organização em agir quando os EUA, em 2010, impuseram barreiras alfandegárias para o suco de laranja brasileiro, o que reduziu a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional acarretando na queda de exportações do insumo.
Nesse sentido, não dá pra afirmar ainda, embora haja esforços, que a OMC adota práticas para uma economia mais inclusiva, uma vez que ainda existem críticas ao órgão devido à sua parcialidade frente aos países mais ricos.
Portanto, a assertiva está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.