Rio+20 ou Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS) é um evento de sustentabilidade o qual retoma, após 20 anos, diversos temas que foram explorados durante o evento Eco-92.
Considerado um dos maiores eventos organizados pela ONU, o Rio+20 ocorreu entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 em diversas partes da cidade do Rio de Janeiro.
Os principais temas abordados foram: desenvolvimento sustentável, economia verde, inclusão social e pobreza.
Paralelo ao evento Rio+20, a Cúpula dos Povos ocorreu entre os dias 15 e 23 de junho no Rio de Janeiro com vistas a discutir e propor alternativas para a crise socioambiental que vem crescendo cada vez mais no mundo.
O evento contou com a participação de mais de 180 países do mundo integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), bem como da presença de Chefes de Estado, de Governo e ainda, dos principais organismos internacionais.
Além de discutir temas em torno das questões ambientais, o evento teve como objetivos fortalecer e assegurar o desenvolvimento sustentável entre os países envolvidos. Ademais, o tema da economia verde foi um dos principais objetivos da conferência.
Embora tenha sido construído com a união de diversos países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados após o evento demostraram o contrário.
Ou seja, diversos países que se comprometeram a apresentar soluções e ações de desenvolvimento acabaram por negligenciar diversas questões. Estudiosos apontam que a crise internacional foi um dos fatores que impediu a tomada de decisões.
No entanto, diversos acordos e ações foram estabelecidas entre os países participantes de forma que os temas abordados geraram sucessos efetivos (diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas.
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre o evento Rio +20 que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 2012.
O Rio +20 foi um evento de sustentabilidade que reuniu chefes de Estado, ambientalistas e representantes de organismos internacionais de mais de 180 países integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas) que visavam discutir temas como desenvolvimento sustentável, economia verde, inclusão social e pobreza.
O objetivo dessa grande conferência foi de propor medidas para fortalecer e assegurar o desenvolvimento sustentável no mundo. Muitos estudiosos apontam que, embora fosse uma conferência com grande apelo e expectativa, poucas decisões foram tomadas, em razão da crise econômica que muitos países passavam após a crise de 2008.
Portanto, não foi uma conferência que determinou obrigações para os países participantes, e sim uma reunião entre líderes e renomados ambientalistas que visavam debater e propor soluções para os temas abordados na conferência.
Sendo assim, a afirmação está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.