SóProvas


ID
5556505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao contexto do espaço industrial, julgue o item a seguir.


A desconcentração industrial de São Paulo é um fato irreversível da atual fase do capitalismo globalizante; além disso, as políticas governamentais de desenvolvimento de outras regiões do país têm provocado um equilíbrio suficiente para que esse processo se consolide.

Alternativas
Comentários
  • A desconcentração industrial de São Paulo é um fato irreversível da atual fase do capitalismo globalizante; além disso, as políticas governamentais de desenvolvimento de outras regiões do país têm provocado um equilíbrio suficiente para que esse processo se consolide.

    Errado.

  • ERRADO

    Concentração e desconcentração industrial - São Paulo é centro industrial do país. ... Esse fato, contudo, não permite afirmar que as primeiras indústrias capitalistas brasileiras, no início do século 20, foram desenvolvidas de maneira concentrada na região Sudeste.

     Desconcentração industrial. Processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos, como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores.

    A VIDA É MUITO CURTA PARA SER PEQUENA. VÁ ESTUDAR!!!

  • Atualmente há um fenômeno chamado "Desconcentração industrial" que é a perda de importância relativa da indústria em regiões tradicionais em detrimento do desenvolvimento de outros locais com rápido crescimento econômico, as chamadas cidades médias.

    Gabarito: ERRADO

    @ronilton_oliveira_

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmação que trata sobre o processo de desconcentração industrial que vêm ocorrendo no Brasil.
    Na assertiva contida no enunciado, é reforçado que a desconcentração industrial de São Paulo é um fato irreversível da atual fase do capitalismo globalizante, e que políticas governamentais de outras regiões brasileiras têm provocado meios para que esse processo se consolide.
    Primeiramente, é importante entender como e porquê ocorreu o processo de desconcentração industrial aqui no Brasil. É fundamental saber que até a década de 1970 as indústrias situadas no Brasil estavam concentradas na Região Sudeste, sobretudo em São Paulo. Essa concentração ocorreu por conta da elevada concentração populacional, a grande quantidade de mão-de-obra barata e potencial mercado consumidor.
    Com isso, houve uma intensificação da urbanização e do crescimento populacional nessas localidades, o que aumentou os problemas socioespaciais das mesmas. Nesse contexto, políticas voltadas para o desenvolvimento regional de outras regiões como a criação da Sudam (Superintendência do desenvolvimento da Amazônia e da Sudene (Superintendência de desenvolvimento do Nordeste) foram implementadas visando uma maior democratização do espaço industrial brasileiro..
    Além disso, o governo brasileiro permitiu que os governos estaduais concedessem incentivos e benefícios fiscais para atrair a presença de territórios em seus espaços. Sendo assim, práticas como isenção de impostos, concessão de terras e oferta de créditos a juros baixos foram oferecidos para atrair empresas estrangeiras, com o objetivo de aumentar a oferta de empregos em suas localidades. Somado à esses benefícios, vantagens como a mão-de-obra mais barata, a ausência de sindicatos e a diminuição de problemas urbanos levaram que com grandes empresas se instalassem em cidades médias, o que intensificou o processo de desconcentração industrial.
    Mas São Paulo ficou prejudicado em relação à sua produtividade industrial? Não, o que houve mesmo foi uma pausa no crescimento de empresas estrangeiras no estado. Mas torna-se imprescindível reforçar que a capital paulista e seu entorno passaram por um processo de modernização produtiva, em que as antigas fábricas foram substituídas por empresas tecnológicas de serviços, tornando a localidade mais conectada, tecnológica e de longe a mais desenvolvida do país.
    Então a desconcentração industrial foi um fato oriundo do capitalismo globalizante? Não exatamente, pois essa fase do capitalismo baseia-se na expansão e o desenvolvimento das tecnologias de informação que torna possível a aceleração e o aumento dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas, e a grande propagação do conhecimento, características que se enquadram na dinâmica urbana de São Paulo, uma metrópole global, conectada e bastante desenvolvida nesse ponto.
    Portanto, considera-se que a Desconcentração Industrial que ocorreu no Brasil não foi um fato irreversível dessa fase do capitalismo, mas foi um fator que levou à uma maior modernização tecnológica de São Paulo que atende aos requisitos do capitalismo globalizante.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.