-
CERTO
Praticamente todos as economias periféricas do planeta são conhecidas por seus históricos econômicos marcados por uma produção puramente rural. A industrialização, nesses casos, ocorreu de forma mais consolidada a partir da década de 1950, de modo que em muitos países esse processo ainda se encontra em fase inicial, como é o caso de alguns territórios da África e da Ásia. Em outros, como boa parte da América Latina, o norte africano e a África do Sul, bem como uma fração dos países asiáticos, o processo de industrialização encontra-se em etapas mais avançadas, embora tenha se constituído de maneira tardia em relação aos países desenvolvidos.
Nesse contexto, os principais destaques de países subdesenvolvidos industrializados por área continental e regional são, respectivamente:
América Latina – Brasil, Argentina e México;
NÃO PELA DIREITA E NEM PELA ESQUERDA, É PELO BRASIL!!!ESTUDEM...
-
O processo de industrialização em países subdesenvolvidos foi, em geral, tardio, dependente do capital estrangeiro e marcado pela presença de empresas multinacionais.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/industrializacao-paises-subdesenvolvidos.htm
@ronilton_oliveira_
-
A industrialização no Brasil deve ser compreendida em seus múltiplos aspectos como o papel do Estado como indutor do processo, o deslocamento campo-cidade relacionado, os motivos da concentração e distribuição da indústria pelo país, os fatores locacionais contemporâneos e a posição da indústria nacional no mundo atual. Sobre a expansão industrial brasileira julgamos o item a seguir.
Análise do item:
Dadas as condições para o início da industrialização como os pesados investimentos estatais em indústria de base, infraestrutura e legislações necessárias, os países periféricos de industrialização tardia experimentam historicamente o prosseguimento do processo de forma similar a dos países desenvolvidos como a criação de uma indústria local de bens de consumo, a urbanização e um certo desenvolvimento tecnológico.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO .
-
O crescimento de urbanização é deproletariado urbano não são consequência da industrialização.? Aquetao diz que são condições, como é que pode estar certo?