As Revoluções Inglesas foram marcadas pela ascensão da Burguesia ao Governo, sendo a Inglaterra o primeiro país a ser governado pela Burguesia, o que explica seu rápido desenvolvimento na primeira Revolução Industrial.
Durante a Dinastia Stuart, quando governada pelo Rei Carlos I (filho de Jaime I), ocorreu a continuidade do controle contra o avanço político da Burguesia, além de aumento dos impostos. A Burguesia inglesa resistiu e deu início a Revolução Puritana.
A Revolução Puritana teve como vencedora a Burguesia, obtendo mais intensidade quando OLIVER CROMWELL, líder puritano, formou um Exército composto por Burgueses e camponeses (aqueles queriam igualdade nos direitos e esses reforma agrária).
Com a vitória, Cromwell tornou-se Rei, favoreceu a burguesia com o ato de navegação, porém, a sua postura foi mudando ao logo do tempo. Ele dissolveu o parlamento e instituiu um governo autoritário e quis executar os líderes que os apoiaram, tanto dos Diggers quanto dos Levellers. Ele morreu em 1638.
Com a sua morte, o Parlamento rapidamente tratou de buscar outro rei e deu retorno a Dinastia Stuart, com Carlos II no comando... tornou-se a se voltar contra o parlamento e instaurou uma monarquia absolutista.
Ocorreu a Revolução Gloriosa, a qual, tem esse nome, devido ao não derramamento de sangue. Assumiram o poder Maria II e Guilherme Orange, sendo deposto o rei da Inglaterra.
O parlamento fez a declaração dos direitos (Bill Of Right) onde: limitou as ações dos reis; deu fim ao absolutismo; e tornou a Inglaterra uma monarquia parlamentarista (Até hoje, inclusive).
Nesse contexto, a burguesia conseguiu ascensão política e financiou a Revolução Industrial, com o capital que foi conseguido durante o mercantilismo.
Obrigado por ler o comentário, vai te ajudar muito.