SóProvas


ID
5556883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A Independência se explica por um conjunto de fatores, tanto internos como externos, mas foram os ventos trazidos de fora que imprimiram aos acontecimentos um rumo imprevisto pela maioria dos atores envolvidos, em uma escalada que passou da defesa da autonomia brasileira à ideia de independência. Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar um momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política, causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo; crise econômica, resultante em parte da liberdade de comércio de que se beneficiava o Brasil; crise militar, consequência da presença de oficiais ingleses nos altos postos do exército e da preterição de oficiais portugueses nas promoções. Basta lembrar que, na ausência de Dom João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford. Depois da guerra, Beresford se tornou o comandante do Exército português. A revolução portuguesa de 1820 tinha aspectos contraditórios para os brasileiros. Podia ser definida como liberal, por considerar a monarquia absoluta um regime ultrapassado e opressivo e por tratar de dar vida a órgãos de representação da sociedade, como é o caso das Cortes. 

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. Pág. 81. 

A Independência do Brasil ocorreu em um contexto histórico com diversos eventos. A esse respeito e considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte.

Fatores internos e externos à colônia impactaram o evento da Independência do Brasil, tendo os externos gerado um rumo imprevisto. 

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Podemos citar :

    • Período de relativa paz - derrota de Napoleão
    • Revolução Liberal do Porto 
    • A crise que se instaurava em Portugal
    • A presença do Rei em sua colonia - algo inédito
    • Pressão do povo de Portugal que estava empobrecendo e os do Brasil ficando ricos
    • Colônia superando a Metrópole - Rio de Janeiro já estava superando Lisboa em relação ao comercio externo e tomada de decisões - lembrando que todo o aparato do estado veio para o Rio .

    Lembrando que a famosa frase ´´ Diga ao povo que fico `` não é confirmada pelos historiadores , mas sim uma sintese de alguma frase atribuída a Pedro I .

    Sim , o menino Pedro I tinha pressaummmm , negou o pai e ficou no BR .

    Foi influenciado pela esposa e , também , pela maçonaria.

    Brasil uma biografia + estudos .

  • “A Independência se explica por um conjunto de fatores, tanto internos como externos, mas foram os ventos trazidos de fora que imprimiram aos acontecimentos um rumo imprevisto pela maioria dos atores envolvidos, em uma escalada que passou da defesa da autonomia brasileira à ideia de independência.” (Boris Fausto, História do Brasil)

    Entre os fatores externos que explicam a Independência do Brasil, podemos destacar a Revolução do Porto, em 1820.

  •  ✅ GABARITO OFICIAL "CERTO"

    "rumos imprevistos?"

    Nem tão imprevistos assim, ora, desde a vinda da família real para o Brasil houve um descontentamento dos portugueses, diga-se a burguesia, com esta ação pois sabia-se que inevitavelmente isso traria abalos as relações comerciais entre Colônia x Metrópole e o ânimo lusitano foi ficando cada vez mais exaltado com as medidas liberais adotadas pela família real com essa relação o que acabou culminado com a revolução liberal do Porto em 24 de agosto de 1820.

  • O processo de independência é complexo e possui diversos aspectos relevantes a serem considerados. 

    Análise do item:

    Dentre os fatores internos temos os movimentos nativistas ou separatistas que décadas antes da independência já consideravam a possibilidade de separação regional ou total ente a colônia e metrópole. Outro fator interno importante, mas condicionado a um elemento externo, são os interesses de grupos econômicos locais que aumentaram seus lucros com a abertura dos portos causada pela transferência da corte em 1808 e que perderiam seus privilégios com um possível fechamento dos portos causado pelo retorno do monarca e sua corte a Portugal a partir da Revolução do Porto de 1820. Dentre os fatores externos temos a invasão francesa a Portugal que causa a transferência da corte em 1808 e transforma o Brasil na sede do império português, a Revolução Liberal do Porto que desejava o retorno brasileiro ao status de colônia portuguesa  e o apoio britânico a separação do Brasil de Portugal visando os lucros aferidos no comércio direto com o Brasil sem a interferência metropolitana. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO  

  • imprevisto foi essa questão de agora.