SóProvas


ID
5556889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A Independência se explica por um conjunto de fatores, tanto internos como externos, mas foram os ventos trazidos de fora que imprimiram aos acontecimentos um rumo imprevisto pela maioria dos atores envolvidos, em uma escalada que passou da defesa da autonomia brasileira à ideia de independência. Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar um momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política, causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo; crise econômica, resultante em parte da liberdade de comércio de que se beneficiava o Brasil; crise militar, consequência da presença de oficiais ingleses nos altos postos do exército e da preterição de oficiais portugueses nas promoções. Basta lembrar que, na ausência de Dom João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford. Depois da guerra, Beresford se tornou o comandante do Exército português. A revolução portuguesa de 1820 tinha aspectos contraditórios para os brasileiros. Podia ser definida como liberal, por considerar a monarquia absoluta um regime ultrapassado e opressivo e por tratar de dar vida a órgãos de representação da sociedade, como é o caso das Cortes. 

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. Pág. 81. 

A Independência do Brasil ocorreu em um contexto histórico com diversos eventos. A esse respeito e considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte.

O pano de fundo da cena histórica se deu em função do desmantelamento da sociedade feudal, com a falência do absolutismo e a crise do Antigo Regime. 

Alternativas
Comentários
  • A independência ocorre já na idade contemporânea. Ou seja, passou pelo desmantelamento da sociedade feudal (Na idade Média), com a falência do absolutismo e a crise do Antigo Regime (Ambas na Idade Moderna).

  • Questão absurdamente errada

  • se você errou, você acertou
  • "contexto histórico com diversos eventos" então a questão está certa

  • Não tem como isso estar certo. Desmantelamento de feudalismo no contexto de independência do Brasil?

  • Contrariando meu próprio comentário. Tem como e está correta a questão:

     "(...)a Independência do Brasil seria não mais que um efeito do desmantelamento da sociedade do Antigo Regime, ou, como dizem os próprios autores , da passagem do feudalismo para o capitalismo, na longuíssima duração.

    Por certo que ninguém negará a importância dessa ampla contextualização histórica. O desmantelamento da sociedade feudal, cuja falência do absolutismo e a crise do Antigo Regime constituem dois aspectos derradeiros, são o pano de fundo da cena histórica". Tá num texto de Jurandir Malerba comentando Fernando Novaes e outro autor.

  • GABARITO CORRETO

    Considerando a perspectiva de longa duração para o Feudalismo e que suas características de sociedade estamental ainda estavam presentes na Idade Moderna, é possível ver a assertiva como certa.

  • A independência brasileira não ocorreu do dia para noite, mas sim foi fruto de um processo histórico de marchas e contra marchas: a queda do antigo regime, o renascimento, o iluminismo esses e outros fatores foram importantes para o processo de independência.

  • Só ratificando que a independência do Brasil não trouxe mudanças sociais significativas.
  •  ✅ GABARITO OFICIAL "ERRADO"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    Gostaria de deixar um contraponto apenas como forma de estudos.

    No contexto histórico que temos na mais ampla variedade de materiais, no sentido estrito da palavra, no Brasil, ainda que colônia, não tivemos um sistema feudal.

    Podemos analisar o restante da questão quando se fala da falência do antigo regime, mas vale lembrar ainda que houvesse um "rompimento" com o antigo regime, nos tornamos após a independência uma "monarquia tropical" e a independência foi mais um "produto inglês" como dispõe algumas tirinhas acerca do tema.

  • ITEM: CERTO ✔️. "O pano de fundo" diz respeito ao que aconteceu por trás, um dos motivos determinantes. Quem estudou o mínimo de história sabe que está correto.
  • a questão pode estar certa ou errada, depende da perspectiva teórico-histórica adotada. eu, particularmente, discordo da linha seguida, mas aceitei por palpitar que a banca teria optado por um entendimento mais vulgar.