SóProvas


ID
5556892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A Independência se explica por um conjunto de fatores, tanto internos como externos, mas foram os ventos trazidos de fora que imprimiram aos acontecimentos um rumo imprevisto pela maioria dos atores envolvidos, em uma escalada que passou da defesa da autonomia brasileira à ideia de independência. Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar um momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política, causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo; crise econômica, resultante em parte da liberdade de comércio de que se beneficiava o Brasil; crise militar, consequência da presença de oficiais ingleses nos altos postos do exército e da preterição de oficiais portugueses nas promoções. Basta lembrar que, na ausência de Dom João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford. Depois da guerra, Beresford se tornou o comandante do Exército português. A revolução portuguesa de 1820 tinha aspectos contraditórios para os brasileiros. Podia ser definida como liberal, por considerar a monarquia absoluta um regime ultrapassado e opressivo e por tratar de dar vida a órgãos de representação da sociedade, como é o caso das Cortes. 

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. Pág. 81. 

A Independência do Brasil ocorreu em um contexto histórico com diversos eventos. A esse respeito e considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte.

Eventos ocorridos na metrópole geraram temor nas elites coloniais acerca de mudanças abruptas que viriam a impactar a estrutura colonial constituída. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A Revolução do Porto de 1820 em Portugal acendeu o desejo português de recolonizar o Brasil, que havia sido alavancado ao posto de Reino em 1815. Isso gerou desconforto entre as elites coloniais brasileiras e foi um dos fatores que levaram à Independência em 1822.

  • A revolta liberal de 1820 (Porto) provocou a queda do absolutismo em Portugal e gerou diferentes ecos nos principais personagens históricos da regência portuguesa no Brasil.

  • O temor era de o Brasil voltar a ser colônia.

  • A Revolução do Porto de 1820.

  • Os revolucionários do Porto (1820), além de pedir a volta de D. João VI, queria ainda que o Brasil voltasse a ser roça, ou seja, a antiga colônia que abastecia a mesa e o mercado português, o que não aconteceu. Assim, logo após, temos a Independência do Brasil em 1822, motivada, entre outras, pelos os ideais da elite e dos novos brasileiros.

  • Os portugueses que estavam no poder em Portugal queriam a volta do Brasil como estado de colônia e que o rei deles voltassem imediatamente.

    Obviamente que isso causou impactos nas elites daqui, já que uma parte delas já tinham conquistado um certo espaço e liberdade no comércio após a vinda de D. João VI. A volta do Brasil como colônia poderia acarretar o aumento de impostos e por óbvias razões, "ninguém" queria isso. Coloquei entre aspas, porque havia uma minoria da elite que defendia a volta do Brasil como colônia, mas por conta da nacionalidade - era uma minoria portuguesa.

    Gabarito CERTO