SóProvas


ID
5557177
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJ-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Consagrando o Princípio da Inviolabilidade do domicílio, o Art. 5º, XI, da Constituição Federal, diz que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, ressalvadas algumas situações excepcionais”. Dentre as ressalvas do texto constitucional indicadas a seguir, assinale a única que NÃO autoriza, a qualquer hora, o ingresso sem o consentimento do morador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    -> Dentre as ressalvas do texto constitucional indicadas a seguir, assinale a única que NÃO autoriza, a qualquer hora, o ingresso sem o consentimento do morador.

    Pessoal, atentem-se ao comando da questão, uma vez que todas as alternativas indicam exceções a inviolabilidade do domicílio, no entanto, no caso da determinação judicial, somente é cabível durante o DIA. Assim, essa é a alternativa que não autoriza, A QUALQUER HORA, o ingresso sem o consentimento do morador.

    Art. 5º, Constituição Federal: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

  • Foi a Dilma que formulou a questão?

  • A questão exige conhecimento acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando a alternativa que não autoriza, a qualquer hora, o ingresso sem o consentimento do morador.

    a) Caso de desastre.

    Correto. Em caso de desastre é possível que haja o ingresso sem o consentimento do morador, a qualquer hora do dia.

    b) Para prestar socorro. 

    Correto. Para prestar socorro é possível que haja o ingresso sem o consentimento do morador, a qualquer hora do dia.

    c) Caso de flagrante delito. 

    Correto. Em caso de flagrante delito é possível que haja o ingresso sem o consentimento do morador, a qualquer hora do dia.

    d) Por determinação judicial.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Por determinação judicial, o ingresso sem o consentimento do morador ocorre somente o dia. Aplicação do art. 5º, XI, CF: Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    Nesse sentido, Pedro Lenza: "(...) sem o consentimento do morador só poderá nela penetrar: por determinação judicial: somente durante o dia; (...) O que deve ser entendido por dia ou noite? Concordamos com Alexandre de Mores que o melhor critério seria conjugar a definição de parte da doutrina (das 6 às 18h) com a posição de Celso de Mello, que utiliza um critério físico-astronômico: a aurora e o crepúsculo."

    Gabarito: D

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • A qualquer hora - FDP - flagrante delito, desastre, prestar socorro.

    Determinação judicial - durante o dia.

  • GABARITO - D

    QUALQUER DIA OU HORA:

    Flagrante delito;

    Desastre ;

    Prestar socorro;

    O fato de um suspeito, ao ver a aproximação da viatura, correr em direção a um prédio residencial e depois apresentar nervosismo diante da abordagem dos policiais não serve para configurar fundadas razões para ingressar na residência dele sem autorização judicial.

    STJ - HC 658.403

  • GABARITO: D

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Por determinação judicial é apenas durante o dia

  • Essa questão foi para não zerar essa prova do capeta.

  • A questão trata sobre os direitos e garantias fundamentais, aduzidos no artigo 5o da Constituição Federal.

    Importante destacar que o Título II da Constituição Federal apresenta os Direitos e Garantias Fundamentais, sendo que o artigo 5º prevê os direitos e deveres individuais e coletivos; os artigos 6º a 11 preveem os direitos sociais (do artigo 7º ao 11 são tratados os direitos de ótica trabalhista); os artigos 12 a 13 tratam da temática dos direitos de nacionalidade; e, por fim, os artigos 14 a 17 tratam dos direitos políticos e suas múltiplas variáveis.

    Conhecer as disposições dos direitos e garantias fundamentais é muito importante, pois em várias casos as bancas exigem a literalidade dessas normas constitucionais e, além disso, podem tentar confundir a pessoa ao efetuar modificações no texto.

    Para responder à questão, era necessário conhecer a literalidade do artigo 5º, XI, da Constituição Federal, que dispõe justamente que a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Gabarito da questão: letra D.
  • A questão pedi uma coisa que não é, resumindo não entendi nada.

  • A qualquer hora - Flagrante delito, prestar socorro, desastre

    Durante o dia - Por ordem judicial

  • LETRA "D"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    Cabe uma observação quanto a permissiva de morador capaz.

    Ainda que o morador permita a entrada, sem as demais causas que autorizam, este poderá revogar a entrada a qualquer momento, ou seja, mesmo deixando os policiais entrarem, caso queira, pode interromper a busca e ordenar a retirada.

    (Caso esteja errado me informem por privado)