SóProvas


ID
5558161
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ruth Bader Ginsburg continua escrevendo a história dos Estados Unidos. A juíza tornou-se a primeira mulher com cargo público a ser velada na sede do Congresso em setembro de 2020, ou seja, a receber uma homenagem de Estado após seu falecimento. Também é a primeira pessoa judia a receber essa honraria, reservada principalmente a presidentes e heróis de guerra. A câmara-ardente no Statuary Hall, no Capitólio, realizou três dias de homenagens da capital americana à magistrada.

Adaptado de https://brasil.elpais.com/internacional/2020-09-25

O impacto do desaparecimento de Ruth Bader Ginsburg, em setembro de 2020, deve-se ao fato de a magistrada ter sido:

Alternativas
Comentários
  • nascida Joan Ruth Bader e também conhecida como RBG; ,  de  – ,  de ) foi uma advogada e juíza norte-americana que serviu como  da  de 1993 até sua morte. Foi indicada para o cargo pelo presidente  e empossada em 10 de agosto de 1993. Depois de , foi a segunda mulher a ser confirmada pelo  para a Suprema Corte. Após a aposentadoria de O'Connor em 2006, e antes de a juíza  se juntar ao tribunal em 2009, era a única mulher a atuar como juíza associada. Durante este período, tornou-se mais contundente em suas opiniões dissidentes. Era geralmente vista como pertencente à ala  da Corte.

    Ginsburg voltou-se à academia. Foi professora da Faculdade de Direito da  e da Faculdade de Direito de Colúmbia, ensinando processo civil; era uma das poucas mulheres que trabalhavam neste campo. Ginsburg gastou uma parte considerável de sua carreira jurídica defendendo o avanço da  e dos , colecionando múltiplas vitórias diante da Suprema Corte. Advogou voluntariamente para a  e integrou seu conselho de administração e um dos seus conselhos gerais na década de 1970. Em 1980, o Presidente  indicou-a para a , onde permaneceu até sua ascensão para a Suprema Corte.

  • Desaparecimento?kkkkkk

  • Nomeada em 1993 pelo então presidente Bill Clinton, a juíza Ginsburg era a 2ª magistrada com mais tempo de atividade na Suprema Corte, formada por 9 juízes que têm cargo vitalício. Apenas Clarence Thomas, na Corte desde 1991, está há mais tempo. Ginsburg foi também a 2ª mulher na história a assumir uma cadeira na Corte, depois de Sandra Day O’Connor, em 1981. Ao longo dos 27 anos em que ocupou o posto, a juíza ficou marcada por votos pró-direitos civis e igualdade de gênero. A história da vida de Ginsburg inspirou o documentário “A Juíza” e o filme “Suprema” . ...

    Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/morre-ruth-bader-ginsburg-juiza-da-suprema-corte-dos-eua-aos-87-anos/)

    © 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.