SóProvas


ID
5559016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 14A1-I


    As línguas são, de certo ponto de vista, totalmente equivalentes quanto ao que podem expressar, e o fazem com igual facilidade (embora lançando mão de recursos bem diferentes). Entretanto, dois fatores dificultam a aplicação de algumas línguas a certos assuntos: um, objetivo, a deficiência de vocabulário; outro, subjetivo, a existência de preconceitos.

    É preciso saber distinguir claramente os méritos de uma língua dos méritos (culturais, científicos ou literários) daquilo que ela serve para expressar. Por exemplo, se a literatura francesa é particularmente importante, isso não quer dizer que a língua francesa seja superior às outras línguas para a expressão literária. O desenvolvimento de uma literatura é decorrência de fatores históricos independentes da estrutura da língua; a qualidade da literatura francesa diz algo dos méritos da cultura dos povos de língua francesa, não de uma imaginária vantagem literária de se utilizar o francês como veículo de expressão. Victor Hugo poderia ter sido tão importante quanto foi mesmo se falasse outra língua — desde que pertencesse a uma cultura equivalente, em grau de adiantamento, riqueza de tradição intelectual etc., à cultura francesa de seu tempo.

    Igualmente, sabe-se que a maior fonte de trabalhos científicos da contemporaneidade são as instituições e os pesquisadores norte-americanos; isso fez do inglês a língua científica internacional. Todavia, se os fatores históricos que produziram a supremacia científica norte-americana se tivessem verificado, por exemplo, na Holanda, o holandês nos estaria servindo exatamente tão bem quanto o inglês o faz agora. Não há no inglês traços estruturais intrínsecos que o façam superior ao holandês como língua adequada à expressão de conceitos científicos.

    Não se conhece caso em que o desenvolvimento da superioridade literária ou científica de um povo possa ser claramente atribuído à qualidade da língua desse povo. Ao contrário, as grandes literaturas e os grandes movimentos científicos surgem nas grandes nações (as mais ricas, as mais livres de restrições ao pensamento e também — ai de nós! — as mais poderosas política e militarmente). O desenvolvimento dos diversos aspectos materiais e culturais de uma nação se dá mais ou menos harmoniosamente; a ciência e a arte são também produtos da riqueza e da estabilidade de uma sociedade.

    O maior perigo que correm as línguas, hoje em dia, é o de não desenvolverem vocabulário técnico e científico suficiente para acompanhar a corrida tecnológica. Se a defasagem chegar a ser muito grande, os próprios falantes acabarão optando por utilizar uma língua estrangeira ao tratarem de assuntos científicos e técnicos.


Mário A. Perini. O rock português (a melhor língua para fazer ciência). In: Ciência Hoje, 1994 (com adaptações). 

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 14A1-I, julgue o item a seguir. 


No primeiro período do último parágrafo, o verbo correr está empregado com sentido denotativo. 

Alternativas
Comentários
  • Sentido denotativo -> Dicionário

    Sentido Conotativo -> Sentido figurado

  • CONOTATIVO

  • Sentido denotativo - dicionário [literal]

    • o maratonista correu 10km hoje (deslocar-se no espaço velozmente)

    Sentido conotativo - conto de fadas [figurado]

    • aquele que finge que estuda corre risco de não ser aprovado (está sujeito a risco, perigo)
  • ERRADO: MOTIVO: D+D= DICIONÁRIO. CO.FI= FIGURADO.
  • Errado, nesse parágrafo o verbo correr está representando o sentido figurado, ou seja, CONOTATIVO e não DENOTATIVO (literal)

  • Denotativo-Deus(verdade) Conotativo-Capeta(Mentira)
  • ERRADO

     O maior perigo que correm as línguas,-----LINGUA NÃO CORRE, LINGUA NÃO SE USA PARA CORRER.

    SE USA PARA OUTRAS COISINHAS MAIS INTERESSANTES. MAS NÃO PARA CORRER.

    SEJA UMA PESSOA EDUCADA E REALISTA: VOCÊ NÃO IRA PASSAR ESTUDANDO APENAS 2HORAS POR DIA E O RESTANTE JOGANDO FREE FIRE, PUGB, GTA V, ETC .VÁ ESTUDAR!!!!

  • Denotativo= Dicionário, real significado

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Gabarito: ERRADO.

    O que é esse tal de denotativo e conotativo?

    Sentido da Linguagem

    DENOTAÇÃO:

    É o emprego de palavras ou enunciado no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso

    # Objetivo;

    # Não literário;

    # Não figurado;

    # Sentido Real;

    # Sentido comum do dicionário.

    CONOTAÇÃO:

    É a associação subjetiva, cultural e ou emocional, que está para além do significado escrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito.

    # Subjetivo;

    # Linguagem Literária;

    # Sentido Figurado;

    # Significado Amplo;

    # Extrapolam o sentido comum.

    Bons Estudos!

  • Sentido conotativo/figurado.

    Errado.