SóProvas


ID
5559178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A leitura é um processo cognitivo, histórico, cultural e social de produção de sentidos. Isso significa dizer: o leitor — um sujeito que atua socialmente, construindo experiências e história — compreende o que está escrito a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos de mundo, ou seja, o leitor é sujeito ativo do processo. Na leitura, não age apenas decodificando, isto é, juntando letras, sílabas, palavras, frases, porque ler é muito mais do que apenas decodificar. Ler é atribuir sentidos. E, ao compreender o texto como um todo coerente, o leitor pode ser capaz de refletir sobre ele, de criticá-lo, de saber como usá-lo em sua vida.

     Conceber a leitura desse modo muda radicalmente a forma de pensar e de organizar o seu ensino. Se os sentidos não estão prontos no texto, é preciso contribuir para que os alunos criem boas estratégias para estabelecer relações necessárias à compreensão. É importante que, nas aulas de leitura, o aluno faça perguntas, levante hipóteses, confronte interpretações, conte sobre o que leu e não apenas faça questionários de perguntas e respostas de localização de informação. Aula de leitura, então, começa com o acionamento ou a mobilização de conhecimentos anteriores do leitor. Os textos são marcados pelo momento histórico em que são escritos, pela cultura que os gerou, e ter essas informações, no momento da leitura, contribui para a compreensão.

     Uma nova concepção de leitura pressupõe o outro, os outros. Há um componente social no ato de ler. Lemos para nos conectarmos ao outro que escreveu o texto, para saber o que ele quis dizer, o que quis significar. Mas lemos também para responder às nossas perguntas, aos nossos objetivos. Nas aulas tradicionais de leitura, o aluno lê por ler, ou para responder perguntas para o professor saber que ele leu. Em situações sociais, em nossa vida cotidiana, no entanto, lemos para buscar respostas para nossas perguntas. Ler, portanto, pressupõe objetivos bem definidos. E esses objetivos são do próprio leitor, em cada uma das situações de leitura. São objetivos que vão sendo modificados à medida que lemos o texto. Assim, a cada nova informação, vamos reformulando nossos objetivos. Um grande desafio das aulas de leitura é levar o aluno a formular (e reformular) seus próprios objetivos.


Delaine Cafiero. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: Egon de Oliveira Rangel e Roxane Helena Rodrigues Rojo. Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010 (com adaptações).  

Tendo como referência inicial o texto precedente e considerando as competências e as habilidades propostas pelo Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) com relação ao componente curricular de língua portuguesa no ensino fundamental, julgue o próximo item.


O texto apresentado reproduz o teor da competência específica de língua portuguesa de compreender o fenômeno da variação linguística demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos, uma vez que a autora do texto aborda o uso da língua em diferentes situações sociais. 

Alternativas
Comentários
  • Eu errei, mais acredito que a resposta seja ERRADO, devido a autora não abordar o uso da língua em diferentes contextos sociais.

  • Extrapolou

  • Completa extrapolação.
  • Gab: ERRADO

    Assim como os colegas, vejo extrapolação na última passagem da assertiva. Visto que o texto não traz a informação de que a autora rejeita preconceitos linguísticos quando aborda o uso da língua em diferentes formas.

    Notamos isso nas seguintes passagens:

    • (...) Os textos são marcados pelo momento histórico em que são escritos, pela cultura que os gerou(...).

    • (...) Há um componente social no ato de ler. Lemos para nos conectarmos ao outro que escreveu o texto(...).

    • (...) Em situações sociais, em nossa vida cotidiana, no entanto, lemos para buscar respostas para nossas perguntas(...).

    Assim, percebemos que a autora retrata a capacidade de a leitura variar conforme o tempo, a cultura, o momento histórico e o que o indivíduo busca para si. É verdade que ele demonstra atitude respeitosa diante da variedade linguística, mas nada aborda sobre rejeição ou preconceitos linguísticos. Portanto, afirmativa errada.

    Erros, mandem mensagem :)

  • ERRADO

    O texto apresentado reproduz o teor da competência específica de língua portuguesa de compreender o fenômeno da variação linguística demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos, uma vez que a autora do texto aborda o uso da língua em diferentes situações sociais.

    A autora em nenhum momento aborda o uso da língua em diferentes situações sociais, mas sim argumenta de que a compreensão da leitura não é direcionada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta tais textos.

  • e rejeitando preconceitos linguísticos, uma vez que a autora do texto aborda o uso da língua em diferentes situações sociais.

    extrapolação... em nenhum momento a autora aborda isso... 

    Gabarito; errado

  • Em nenhum momento do texto a autora rejeitou preconceitos linguísticos. Logo, extrapolou.

  • O erro da questão é afirmar que é "competência específica de língua portuguesa", já que em nenhum momento a autora fazer referência a língua portuguesa.

  • ERRADO, MOTIVO: ALÉM DA COMPETÊNCIA NÃO SER ESPECÍFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, A AUTORA NÃO CITA EM NENHUM MOMENTO O TERMO "PRECONCEITO LINGUÍSTICO".
  • Você não deve tentar chegar a conclusões que não foram claramente expostas pelo texto, a famosa extrapolação. O texto claramente fala sobre a leitura em si, o que ela é, como as pessoas leem e propõe uma nova forma de enxergar a leitura. Tendo isso em mente, já chuta essa ideia de preconceito linguístico.

  • Então, o texto é AAA e o enunciado é ZZZ! Não tem nada a ver. Em nenhum momento ela fala de preconceito linguístico.

    Não tá no texto? Então tá ERRADO!

  • Texto: A

    Questão: Z

    Nada a ver uma coisa com a outra.

    Gab. Errado.

    Com Deus derrubamos gigantes!

  • O erro está em "Rejeitar o preconceito linguístico". Pelo contrário, faz parte do processo de "ler" o respeito a todas as variações de nossa língua.

  • O texto não trata de variação linguística, nem de preconceito linguístico.

    O texto é sobre a leitura e o ato de ler.

    Resposta: Errado

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Extrapolou, errou

  • O CESPE ama interpretação extensiva, né?

  • o texto nao tem nada haver com preconceito linguistico!

  • Não li nada sobre preconceitos lingúisticos, então a questão está errada.

  • O examinador devia estar dormindo. O comando da questão nada a ver com o texto. Em momento algum vi a autora abordar diferentes situações sociais.

    Como se passa em prova assim? Fácil anula uma certa.

  • Oi??? É você, cespe? rsrs Algo de errado não está certo nessa questão!

  • Deixo aqui meus parabéns pelo texto.

  • Pegadinha clássica! O enunciado a ser julgado trata de uma verdade, porém, não tem nada a ver com o texto da questão, logo, o gabarito é errado.

    Engraçado que o texto fala justamente sobre interpretação e tal... Cespe, antes de te derrubar, te humilha.. rsrs

    "Je m'appelle Claude"

  • preconceitos linguísticos ??????

    (E)

  • EXTRAPOLOU!!

    • GAB. - Errado

    Força e fé no objetivo!

  • Preconceitos Linguisticos? Kkkk cadê isto.

  • PARECE QUE TEVE PRECONCEITO DA CESPE, a meu ver

    pela cultura que os gerou,

     Uma nova concepção de leitura pressupõe o outro, os outros.

    Há um componente social no ato de ler. Lemos para nos conectarmos ao outro que escreveu o texto, para saber o que ele quis dizer, o que quis significar.

  • Marquei errado, por a questão falar mais de algo ligado a Língua Portuguesa... quando na verdade o texto se refere a LEITURA...

    Já tinha visto a banca fazer isso, dizer que o texto fala de algo mais abrangente (por exemplo, nesse disse q falava da Língua portuguesa), mas na verdade o texto fala de algo específico (da leitura...)

    Além da extrapolação...

    gabarito: ERRADO!

    Assertiva: O texto apresentado reproduz o teor da competência específica de língua portuguesa de compreender o fenômeno da variação linguística demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos, uma vez que a autora do texto aborda o uso da língua em diferentes situações sociais.