SóProvas


ID
5559553
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO I

    Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

TEXTO II

Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. E mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

Alternativas
Comentários
  • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto.  Sobre as discussões ambientais buscamos a alternativa que apresente corretamente o padrão de relações que explique os processos descritos nos textos associados.
    A) Apesar do texto II apresentar formas de trabalho degradantes que certamente não condizem com o exercício pleno da cidadania o texto I não aborda nada que se relacione ao tema.
    B) A divisão internacional do trabalho é basicamente uma especialização das atividades produtivas mundiais. Corresponde a parte da Geografia que estuda quem produz o quê e porquê no mundo. Assim o texto I demonstra que a produção de produtos eletrônicos não para de crescer por todo o mundo, enquanto o texto II destaca que são países em desenvolvimento que são responsabilizados pelo descarte destes produtos de forma absolutamente inadequada com pesados custos sociais e ambientais.   
    C) Este conceito diz respeito a atualizações no processo produtivo tema que não se relaciona com nenhum dos dois textos. 
    D) Sustentabilidade em geral é ideia relacionada ao uso dos recursos pela geração presente sem o comprometimento da satisfação das necessidades das gerações futuras. Nada próximo disso está presente em ambos os textos. 
    E) Protecionismo é o uso de barreiras diversas ao comércio internacional geralmente relacionado a proteção da economia local. Não há relação deste conceito com nenhum dos dois textos.  
    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • Imaginei que poderia ser letra C devido à questões como obsolescência programada e obsolescência perceptiva, que -principalmente em relação a aparelhos tecnológicos- incentiva um descarte imenso, aumentando a quantidade de lixo, sendo essa tática pré determinada pelo meio de produção do Toyotismo.

  • Os textos apresentados retratam um padrão de relações derivado da Divisão Internacional do Trabalho. Esses mostram que, nos últimos anos, uma parcela do lixo eletrônico gerado pelos países ricos industrializados acabou sendo internacionalmente comercializada para países pobres. Isso ocorre por ser mais vantajoso comercializar esse resíduo do que reciclar nas nações ricas. Os países pobres, por sua vez, acabam utilizando-o de várias maneiras, gerando muitas vezes consequências ambientais negativas e prejuízo à saúde da população local.