SóProvas


ID
5559556
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.

UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos
Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.

Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

Alternativas
Comentários
  • O uso de recursos hídricos é tema complexo e recorrente em provas e deve ser estudado a partir de aspectos como a disponibilidade, o uso e o destino da água após sua utilização. Recurso já em falta em diversas partes do mundo, no Brasil ainda é muito disponível só que de forma bastante desigual.  Sobre o adequado uso dos recursos hídricos buscamos a alternativa correta.
    A) Distribuição equitativa significa que todos os usuários possam satisfazer suas necessidades sem que ninguém seja prejudicado durante o processo. Como cada setor tem uma demanda específica, a agricultura demanda irrigação, enquanto a atividade industrial demanda água para vários processos e o abastecimento humano demanda água de qualidade e correto esgotamento, equilibrar todas estas demandas é fundamental.
    B) O fornecimento urbano é a demanda que deve ser prioritária sobre as demais sendo equalizada com a produção de alimentos para o abastecimento local. O texto destaca vários usos que vão bem além destes.
    C) O racionamento deve ser um expediente utilizado somente em situações muito específicas relacionadas a escassez hídrica e jamais ser considerado como uma estratégia contínua de abastecimento populacional.
    D) A revitalização de solos é uma técnica que se relaciona de forma bem distante com a manutenção de corpos hídricos subterrâneos, mas nem de longe pode ser considerada como parte relevante do debate sobre segurança hídrica.
    E) Apesar de esta proposta ser considerada como sustentável ela não possui relação com práticas de segurança hídrica.

    GABARITO DO PROFESSOR: A