SóProvas


ID
5559559
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos.

BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos.
Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em

Alternativas
Comentários
  • Sobre as tensões diplomáticas entre Brasil e a Inglaterra durante o segundo reinado brasileiro buscamos a alternativa correta.

    A) O texto associado descreve uma lei (Aberdeen) e claramente demonstra que ela é desfavorável aos interesses dos representantes brasileiros e favorável aos interesses britânicos. Então uma conciliação seria impossível dada a realidade contraditória dos interesses das duas nações.  
    B) A superpotência naval do século XIX não tinha interesses algum em compartilhar de seus negócios marítimos com o Brasil.

    C) Políticas higienistas estão baseadas em purificação, segregação e superioridade racial. Nenhum destes aspectos está presente no texto associado.
    D) O texto associado aborda uma diferença de posição entre Brasil e Inglaterra relacionado a uma lei específica chamada Aberdeen. A pista para relembrar o tema da mesma está no título do texto logo abaixo " A abolição do comércio de escravos". Assim concluímos que a lei proibiu o comércio internacional de escravizados entre a África Ocidental e o Brasil. No texto é possível perceber que o Brasil tentou agir diplomaticamente para reverter os efeitos desta lei enquanto a Inglaterra seguia vigilante para que o Brasil não contornasse a proibição.  
     E) Não há qualquer menção a negócios familiares no texto.

    GABARITO DO PROFESSOR: D