SóProvas


ID
5559592
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território na Amazônia mineral.
Mercator, n. 16, 2017.

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • O texto associado aborda características da mineração e o enunciado busca a alternativa que apresente corretamente uma consequência sobre a organização social dos locais onde se realiza esta atividade.  
    A) O texto descreve um quadro de desamparo entre os habitantes dos locais onde se realiza atividades minerados tão grande que aspectos culturais ficam em segundo plano perante os outros problemas.
    B) Os vínculos que populações como as citadas no texto desenvolvem com seus espaços são tão profundos que fazem parte dos critérios utilizados pelo Estado para definir o status de população tradicional. Esta nomenclatura significa que estes povos possuem capacidades de viver de forma sustentável em seus ambientes sendo parte integrante do sistema que levou a sua conservação. Assim a perda de vínculos entre estes habitantes e seus territórios é um problema de grande porte relacionado a mineração.  
    C) O investimento financeiro para estas atividades em geral contempla a atividade reprodutora de capital e raramente os impactos gerados por ela.

    D) São práticas muito bem vindas aos territórios de populações tradicionais, mas que não fazem parte da atividade mineradora e são em geral degradadas quando se inicia os empreendimentos.

    E) Os benefícios econômicos para as populações locais são ínfimos e em geral captados por pessoas de fora das comunidades que se instalam por lá para se aproveitar do fluxo de pessoas que aumenta durante o período de obras e produção. 

    GABARITO DO PROFESSOR: B