SóProvas


ID
5559610
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal. Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938.

LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br.
Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado).

A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram criados com o objetivo de auxiliar o Estado através do fornecimento de dados relevantes para a elaboração de políticas públicas com o objetivo de vencer os “vazios" territoriais e propiciar a maior interação entre as partes do território nacional. 

    No ano de 1940 Getúlio Vargas lançou a Marcha para o Oeste, com o intuito de promover uma integração territorial do país. As tradições coloniais com o foco na figura do bandeirante foram resgatadas. O propósito disso foi a construção da nacionalidade através da integração e do conhecimento do território. Getúlio criou novos territórios federais na Região Norte do país, além de atuar na colonização do norte do Paraná , dando origem a novas cidades. 

    A ação do governo Vargas indicava um dada estratégia política com um objetivo indicado em uma das alternativas.

    A) INCORRETA – A criação das instituições mencionadas na questão tem por objetivo conhecer os espaços para combater o vazio territorial. O vazio territorial é um conceito aprimorado do conceito de sertão que se referia a espaços com pouca densidade demográfica, pouca interação urbana e pouco desenvolvimento econômico. 

    B) INCORRETA – O objetivo não era controlar o crescimento da população brasileira. O intuito do governo Vargas com a criação destas instituições era ter conhecimento das regiões com menor ocupação e graus de desenvolvimento para que fossem ocupadas, desenvolvidas e integradas ao restante do território nacional. 

    C) CORRETA – O propósito do Governo de Getúlio Vargas, ao criar estas instituições, era obter conhecimento científico das regiões do país. Dessa forma, seria possível saber qual a melhor forma de integrá-las ao resto do território nacional promovendo o seu desenvolvimento e a sua ocupação. 

    D) INCORRETA – O objetivo não era conter nenhum tipo de fluxo. Estas instituições propiciariam o conhecimento necessário para que o governo soubesse através das pesquisas quais as demandas de cada região. O foco era a integração territorial do país com o desenvolvimento das regiões e a sua consequente ocupação para que elas não fossem mais um vazio territorial. 

    E) INCORRETA – O objetivo das instituições era propiciar o conhecimento científico para que o governo desenvolvesse as políticas públicas necessárias para cada região. Dessa forma, a criação de novas unidades de federação foram políticas públicas decorrentes das necessidades enxergadas pelo governo através dos dados científicos levantados pelas instituições. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A Letra E foi um distrator .. pois de fato propor novas unidades da federação faziam parte do plano porém como uma consequência de obter conhecimento científico das diversidades regionais