SóProvas


ID
5559658
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Escravo fugido

    No dia 8 de Outubro do anno proximo passado fugio da fazenda do Bom Retiro, propriedade do dr. Francisco Antonio de Araújo, o escravo José, pardo claro, de 22 annos de idade, estatura regular, cheio de corpo, com a falta de um dente na frente do lado superior, cabellos avermelhados, orelha roxa, falla macia, e andar vagaroso. Intitula-se forro, e quando fugio a primeira vez esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary.
     Quem o aprehender e entregar ao seu senhor no Amparo, ou o recolher a cadêa em qualquer parte será bem gratificado, e protesta-se com todo o rigor da lei contra quem o ac outar.
15 - 13 

Escravo fugido. Jornal Correio Paulistano, 13 de abril de 1879. Disponível em:
http://bndigital.bn.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado).


No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?

Alternativas
Comentários
  • isso não faz sentido, a estratégia de resistência escrava foi a criação de relações de trabalho??? What??? isso foi meio de resistência criada pelos escravos?

  • Resposta: A

    Resolução: O anúncio publicado no Jornal Correio Paulistano, em 13 de abril de 1879, apesar da preocupação em levar à captura de um escravo fugido, mostra a estratégia adotada pelo escravo no sentido de assumir a identidade de liberto/forro e conseguir empregar-se em uma fazenda em Capivary, estabelecendo, neste sentido, novas relações de trabalho. 

    FONTE: https://nacionalonline.nacionalnet.com.br/Resolvidos/Quest%C3%A3o%20085%20(Resolvida)%2029929.pdf

  • A resistência dos escravos foi uma resposta à escravidão. A Instituição escravocrata esteve presente na história do Brasil ao longo de mais de 300 anos. A sociedade brasileira foi construída pela utilização dos trabalhadores escravos, indígenas ou africanos. As fugas de negros escravizados no Brasil até o fim do século XIX eram uma estratégia que poderia ser individual ou coletiva. Os escravos que fugiam sozinhos precisavam garantir que não fossem capturados de volta aos seus senhores. Para isso, mudavam-se para as cidades ou para o meio das matas com o objetivo de se camuflarem no meio da população urbana de negros, passando por libertos e tentando encontrar qualquer tipo de trabalho que pudessem executar para ajudar a se misturar no meio da população. 

    Esta questão abarca o período da escravatura no Brasil. Dessa forma, o aluno precisa ter o conhecimento sobre a história da sociedade brasileira desde a colonização portuguesa até o fim do segundo reinado. Além disso, faz se necessário compreender a história da escravização do negro no Brasil e seus movimentos de resistência ao longo do tempo. 

    A) CORRETA – Os negros escravizados que fugiam dos seus senhores buscavam nos centros urbanos qualquer tipo de relação de trabalho que o legitimasse como um indivíduo livre. 

    B) INCORRETA – A fundação dos quilombos surgiu no Brasil desde meados do século XVI e tinham como característica a vida coletiva como forma de resistência. Diferente do que relata o texto da questão.

    C) INCORRETA – Não houve suavização da aplicação de normas quanto à escravização dos negros. Foram criadas leis de cunho abolicionistas, porém muito conservadoras, o que manteve convivendo juntos, negros livres e cativos. 

    D) INCORRETA- Durante o século XIX, as relações de trabalho eram mínimas ou inexistentes. Não havia legislação forte quanto a garantia de alguma espécie lei que regulasse as relações de trabalho. 

    E) INCORRETA – A economia brasileira se sustentava na produção e exportação do café, principalmente, além de outros produtos primários. Havia uma produção agrícola voltada para o próprio sustento no contexto da pobreza das famílias e da sociedade. 

    Gabarito do Professor: Letra A.