SóProvas


ID
5559703
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram uma grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.

Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado).

Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo?

Alternativas
Comentários
  • Na questão, duas doenças causadas por vírus são citadas: a dengue, que causa febre hemorrágica com taxa de letalidade baixa (menor que 1%); e a doença causada pelo ebola, que também causa febre hemorrágica mas apresenta quase 90% de taxa de letalidade. Pergunta-se quais dos vírus infecta humanos há mais tempo, levando em consideração a evolução e o texto apresentado. Muitas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, verminoses e fungos. Elas podem ter diversos agentes etiológicos (organismo causador da doença) com variadas formas de transmissão. O agente etiológico é o organismo causador da doença, que normalmente necessita de um vetor para disseminar uma patologia. A dengue é uma doença causada pelos vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo transmitidos através de picada do mosquito Aedes aegypti (vetor). O ebola é um vírus pertencente à família dos filovírus e sua transmissão ocorre através de contato direto com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos e/ou animais infectados, ou através de contato em superfícies e objetos contaminados por fluídos. Segundo Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver, com descendência e variação em longo prazo. Quando duas ou mais espécies evoluem de forma simultânea, a partir de respostas de pressões que uma realiza sobre a outra, ocorre a coevolução. Algumas relações ecológicas mais próximas facilitam essa coevolução: parasita e hospedeiro (como citado na questão), espécies em competição e espécies mutualísticas. Se um parasita permanece um maior tempo em seu hospedeiro, há uma chance maior de evolução pela maior eficiência que esse vírus apresentará no organismo de seu hospedeiro. Se a letalidade é maior, o vírus permanecerá menos tempo no hospedeiro, diminuindo a eficácia de sua infecção. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Landi, Carolina, Bittencourt, Marina e Moehlecke, Renata. Infectologista esclarece dúvidas sobre ebola. Disponível em: http://www.fiocruz.br/omsambiental/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from%5Finfo%5Findex=31&infoid=669&sid=13. Acesso em janeiro de 2022)
     

    Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo?


    A) Ebola, pois o maior período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro. Incorreta. Na evolução, um maior contato entre parasita e hospedeiro aumenta seu desenvolvimento no processo de evolução, e isso não ocorre no vírus Ebola, pois ele apresenta letalidade alta, indicando pequena permanência do vírus no hospedeiro.


    B) Dengue, pois o menor período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro. Incorreta. Durante a evolução, um menor contato entre parasita e hospedeiro diminui seu potencial no processo de evolução, e isso não ocorre no vírus da dengue, e sim no Ebola.

    C) Ebola, cuja alta letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo de sua evolução. Incorreta. No processo evolutivo, um maior contato entre parasita e hospedeiro aumenta seu desenvolvimento no processo de evolução, e isso não ocorre no vírus Ebola, pois ele apresenta letalidade alta, indicando pequena permanência do vírus no hospedeiro pela morte mais rápida do organismo parasitado.

    D) Ebola, cujos surtos epidêmicos concentram-se no continente africano, reconhecido como berço da origem evolutiva dos seres humanos. Incorreta. As maiores concentrações epidêmicas do Ebola terem sido no continente africano não evidenciam a relação com a evolução patógeno-hospedeiro. Apenas mostrou uma concentração na África (central e oeste).


    E) Dengue, cuja baixa letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo da coevolução patógeno-hospedeiro. CORRETA. No processo evolutivo, um maior tempo de contato entre parasita e hospedeiro aumenta seu desenvolvimento no processo de evolução, e isso ocorre no vírus da Dengue, que apresenta baixa letalidade (menos de 1%), indicando alta permanência do vírus no hospedeiro.


     

    Gabarito do Professor: Letra E.