SóProvas


ID
5560177
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I

    Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.

ARRUDA, J. J. A. Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).


TEXTO II

    A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.

HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).

A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de 

Alternativas
Comentários
  • A
    Revolução Inglesa foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna tendo sido a primeira das grandes revoluções que contribuíram para a transição dos regimes absolutistas monárquicos europeus para regimes liberais de ideário iluminista. Esta revolução trouxe a consolidação do modelo da autoridade da Câmara dos Comuns na estrutura política inglesa naquela época. O crescimento econômico da gentry e da burguesia na Inglaterra passou a ameaçar o status da nobreza inglesa. Dessa forma, os nobres passaram a se organizar com o objetivo de tentar impedir a iminente ruína do antigo regime inglês e a consequente subida de um governo liberal burguês com direito a separação da igreja e do Estado. 

    A instituição do parlamentarismo que limitaria a ação dos monarcas perante a um parlamento cada vez mais burguês. Com a ascensão de Carlos I ao trono inglês, na sequência dos eventos da Revolução Inglesa, houve a tentativa de acordo entre parlamento e a coroa para mais um aumento de impostos. A decisão ficou dividida entre os parlamentares o que fez Carlos I decidir por dissolver o parlamento, no qual os membros puritanos se organizaram para liderar um confronto contra o rei e a nobreza. Assim teve início a Guerra Civil ou Revolução Puritana, num primeiro momento das burguesas da Inglaterra.

    Essa questão tem como tema as Revoluções Inglesas e suas diferentes fases. O aluno precisa ter o conhecimento sobre os conceitos principais do iluminismo e fatos históricos relacionados à influência dessa corrente ideológica.

    A) CORRETA – Essa alternativa está correta, porque apesar da burguesia ter estado constantemente na liderança política do processo revolucionário ocorrido na Inglaterra, outros setores da sociedade inglesa também participava das movimentações contra o antigo regime absolutista que dominava o Estado inglês. 

    B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois não houve homogeneidade nas lutas religiosas. Os grupos formados pelos nobres predominantemente e os burgueses estavam atrelados ao puritanismo. 

    C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, visto que na historiografia não há uma única abordagem dos processos históricos. Existem diversas formas de registro e interpretação dos fatos a partir dos olhares dos historiadores, que se debruçaram diante das fontes primárias sobre o assunto. 

    D) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois os interesses políticos dos grupos liderados pela burguesia tinham objetivos de mudança profundos na estrutura e organização do Estado inglês como a instituição do parlamentarismo. 

    E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois para que os interesses nesse setor fossem atendidos era necessário que se modificasse a estrutura política do Estado. Apesar dos aspectos econômicos terem grande relevância na Revolução Inglesa. 

    Gabarito do Professor: Letra A.