SóProvas


ID
5560948
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O alinhamento das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais implicou na necessidade de que a mensuração e a evidenciação dos valores monetários dos elementos reconhecidos nos demonstrativos contábeis sejam apurados, dependendo da característica do item identificado sob mensuração, com a utilização de custo histórico, valor justo (fair value), valor em uso, valor presente (present value) e custo corrente. Para as contas do Ativo, entende-se por valor justo (fair value) o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    CPC 46: valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes domercado (principal ou mais vantajoso) na data de mensuração.

    Analisando as demais alternativas, temos:

    b) definição de Custo Histórico, segundo CPC 00;

    c) definição de Valor em Uso, segundo CPC 00;

    d) definição de Custo Corrente, segundo CPC 00;

    e) a definição está correta, porém Valor Justo é um valor de Saída.

    abraço, bons estudos

  • Gabarito: letra A.

    Para as contas do Ativo, entende-se por valor justo (fair value) o:A

    a) preço que seria recebido pela venda de ativo ou que seria pago pela transferência de passivo em transação ordenada entre participantes do mercado na data de mensuração.  

    b) valor dos custos incorridos na aquisição ou na criação do ativo, compreendendo a contraprestação paga para adquirir ou criar o ativo mais custos de transação. (Custo histórico)

    c) valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final. (Valor em uso)

    d) custo de ativo equivalente na data de mensuração, compreendendo a contraprestação que seria paga na data de mensuração mais os custos de transação que seriam incorridos nessa data. (Custo corrente)

    e) valor de entrada (saída): reflete preços no mercado em que a entidade adquiriria o ativo ou incorreria no passivo.

    CPC 46: valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado (principal ou mais vantajoso) na data de mensuração.

  • Questão baseada no CPC 00 (R2) - ESTRUTURA CONCEITUAL:

    A) Certo. Segundo a NBC TG 00 (R2), valor justo é o preço que seria recebido pela venda de ativo ou que seria pago pela transferência de passivo em transação ordenada entre participantes do mercado na data de mensuração.

    B) O custo histórico de ativo quando é adquirido ou criado é o valor dos custos incorridos na aquisição ou criação do ativo, compreendendo a contraprestação paga para adquirir ou criar o ativo mais custos de transação.

    C) Valor em uso é o valor presente dos fluxos de caixa, ou outros benefícios econômicos, que a entidade espera obter do uso de ativo e de sua alienação final. 

    D) O custo corrente de ativo é o custo de ativo equivalente na data de mensuração, compreendendo a contraprestação que seria paga na data de mensuração mais os custos de transação que seriam incorridos nessa data.  

    E) O custo corrente de passivo é a contraprestação que seria recebida pelo passivo equivalente na data de mensuração menos os custos de transação que seriam incorridos nessa data. O custo corrente, assim como o custo histórico, é uma base de mensuração a valor de entrada: reflete preços no mercado em que a entidade adquiriria o ativo ou incorreria no passivo. Assim, é diferente do valor justo, valor em uso e valor de cumprimento, que são valores de saída. Contudo, diferentemente do custo histórico, o custo corrente reflete condições na data de mensuração.

    Resolução com base na observação de Anna Katrina, com lições de  Gilmar Possati