GAB: ERRADO
CUIDADO!!!
Não sei de onde o colega Rubens tirou esse informação, mas até onde eu sei a BNCC se refere ao chamado "cânone literário", ou seja, àquele corpo de obras (e seus autores) social e institucionalmente consideradas "grandes", "geniais", "perenes", resumindo, os considerados "clássicos indispensáveis".
A BNCC tanto na etapa do Ensino Fundamental, quanto na etapa do Ensino Médio, na área de Linguagens, deixa claro que a ideia é valorizar todos os textos, sejam eles de culturas marginais, locais, midiáticas e tudo aquilo que faz parte do nosso cotidiano, com o intuito de assim estimular o interesse do alunado. Vejamos o que a BNCC diz sobre o assunto:
"Da mesma maneira, imbricada à questão dos multiletramentos, essa proposta considera, como uma de suas premissas, a diversidade cultural. Sem aderir a um raciocínio classificatório reducionista, que desconsidera as hibridizações, apropriações e mesclas, é importante contemplar o cânone, o marginal, o culto, o popular, a cultura de massa, a cultura das mídias, a cultura digital, as culturas infantis e juvenis, de forma a garantir uma ampliação de repertório e uma interação e trato com o diferente." (BNCC, pág. 70)
"Para tanto, essa competência prevê que os estudantes possam entrar em contato e explorar manifestações artísticas e culturais locais e globais, tanto valorizadas e canônicas como populares e midiáticas, atuais e de outros tempos, sempre buscando analisar os critérios e as escolhas estéticas que organizam seus estilos, inclusive comparativamente, e levando em conta as mudanças históricas e culturais que caracterizam essas manifestações." (BNCC, pág. 486)
A VERDADEIRA ÊNFASE DO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A BNCC:
"Naquela etapa, além dessa visão intercultural e “desterritorializada” da língua inglesa – que, em seus usos, sofre transformações oriundas das identidades plurais de seus falantes –, consideraram-se também as práticas sociais do mundo digital, com ênfase em multiletramentos." (BNCC, pág. 484)
FIQUEM NA PAZ!
GABARITO: ERRADO
5.1.1. LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6
Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Para tanto, essa competência prevê que os estudantes possam entrar em contato e explorar manifestações artísticas e culturais locais e globais, tanto valorizadas e canônicas como populares e midiáticas, atuais e de outros tempos, sempre buscando analisar os critérios e as escolhas estéticas que organizam seus estilos, inclusive comparativamente, e levando em conta as mudanças históricas e culturais que caracterizam essas manifestações.
Fonte: BNCC