SóProvas


ID
5562481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo como base as competências específicas e habilidades das ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio da BNCC, julgue o item a seguir.

A BNCC, com objetivo de tornar a educação neutra, científica, e não partidária, não recomenda o ensinamento da teoria de Karl Marx.

Alternativas
Comentários
  • A BNCC, com objetivo de tornar a educação neutra, científica, e não partidária, não recomenda o ensinamento da teoria de Karl Marx.

    Questão ERRADA - É justamente ao contrário. BNCC busca a não neutralidade ( Ideologia) e numa base marxista que busca a transformação social.

  • sério CESPE?...

  • Tudo bem que é uma prova de Sociologia, e o Marx é um clássico da disciplina. Mas uma banca como o Cespe contribuir para a construção de espantalhos e para amplificar o pânico moral que nos assola?

  • É incrível como apenas o nome de Marx já causa arrepios em alguns kķkkk

  • GABARITO: ERRADO

    As discussões sobre formas de organização do Estado, de governo e do poder são temáticas enunciadas no Ensino Fundamental e aprofundadas no Ensino Médio, especialmente em sua dimensão formal e como sistemas jurídicos complexos. Essas temáticas apresentadas de forma ampla na BNCC fornecem alguns elementos capazes de agregar diversos temas de ordem econômica, social, política, cultural e ambiental e permitem, sobretudo, a discussão dos conceitos veiculados por diferentes sociedades e culturas.

    A categoria trabalho, por sua vez, comporta diferentes dimensões – filosófica, econômica, sociológica ou histórica: como virtude; como forma de produzir riqueza, de dominar e de transformar a natureza; como mercadoria; ou como forma de alienação. Ainda é possível falar de trabalho como categoria pensada por diferentes autores: trabalho como valor (Karl Marx); como racionalidade capitalista (Max Weber); ou como elemento de interação do indivíduo na sociedade em suas dimensões tanto corporativa como de integração social (Émile Durkheim). Seja qual for o caminho ou os caminhos escolhidos para tratar do tema, é importante destacar a relação sujeito/trabalho e toda a sua rede de relações sociais.

    Fonte: BNCC.