SóProvas


ID
5563618
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O pensamento político-econômico que dominou as ideias da Revolução Industrial Clássica, consagrado pela frase laissez faire, laissez passer, foi o chamado de: 

Alternativas
Comentários
  • O iluminismo vai mudar as concepções sobre quase tudo, de ciência à política e economia.

    De acordo com a questão, alguns pensadores do movimento iluminista vão pensar em novas ideias sobre direitos políticos, civis e econômicos. Decorrente disso, uma corrente de pensamento em economia surge: o liberalismo.

    Considerado o "pai" dessa corrente, ou seja, o primeiro a colocar em pauta os princípios liberais (direito inalienável a propriedade privada), foi John Locke, em meados do século XVII.

    Vale lembrar que Anarquismo e Socialismo vai surgir muito tempo depois no século XIX, já na segunda etapa da revolução industrial. E o mercantilismo era o sistema econômico praticado pelas potências europeias nos períodos de expansão política econômica.

    Gabarito D

  • A Revolução Industrial promoveu profundas transformações socioeconômicas, a rápida urbanização e o nascimento de uma nova categoria social, o proletariado, que era um grupo da área rural, que se modernizava. Esses camponeses se dirigiram para os núcleos urbanos em busca de ocupação, oferecendo sua força de trabalho em troca de uma remuneração em dinheiro, ou seja, trabalho assalariado. E surgiu o antagonismo entre a burguesia e o proletariado.

    • Começando na Inglaterra durante a Revolução Industrial e tendo como fundador o economista Adam Smith, o liberalismo defende o ponto de vista da burguesia e, claro do capitalismo. Sua ideia principal é a da não intervenção do Estado nos assuntos econômicos. Daí que surgiu a frase "laissez faire,laissez passer", uma expressão em francês que significa "deixe fazer".

    • Seus defensores, em geral, acreditam que o mercado é capaz de se regular sozinho, sem a necessidade de subsídios ou regulamentações criadas pelo Estado.

    GABARITO: LETRA D