SóProvas


ID
5563981
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Alto Bela Vista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meio a crise política e humanitária no Afeganistão, um ataque terrorista na capital, Cabul, fez várias vítimas, civis e militares que atuavam na região auxiliando o transporte de refugiados. Este ataque foi assumido pela organização terrorista: 

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se que a Al Qaeda já foi acolhida pelos Talibãs no Afeganistão, no passado, recusando-se a entregar o grupo aos americanos após o ataque das Torres Gêmeas.

    Letra B) Estado Islâmico.

  • GAB-B

    Estado Islâmico.

    PARTICIPEI DOS COMBATES.

  • Alternativa B

    Não da para acreditar que ainda hoje se mata em nome de Deus!

    abraços

    Sucesso!

  • Estado Islâmico do Iraque e do Levante

    Estado Islâmico, antes denominado Estado Islâmico do Iraque e do Levante ou Estado Islâmico do Iraque e da Síria, é uma organização jihadista islamita de orientação salafita e wahabita criada após a invasão do Iraque em 2003.

  • lembrando que foi um grupo específico do Estado Islâmico, o Khorasan, conhecido por sua sigla em inglês Isis-k e também Estado Islâmico-k, é o braço afegão do Estado Islâmico.
  • GABARITO: B de BOMBA rsrsrs...

    O grupo extremista Talibã está relacionado direta e indiretamente com outras organizações, como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico .

    • Ataque de 11 de setembro 2001 em Nova York: autoria da Al-Qaeda

    • Ataque na capital de CABUL 26 de agosto 2021: autoria de ISIS-K ( Estado Islâmico K )

    O grupo ISIS-K ( Estado Islâmico K ), nascido após a morte de Bin Laden, é o rival de Talibã.

    Assim como o Talibã, o Isis-K também pertence ao chamado “Islã radical sunita”. Porém, as organizações disputam o mesmo espaço no Oriente Médio.

    O TALIBÃ tem ideologia nacional, querem governar o Afeganistão, não querem inimigos externos e nunca quiseram provocar outros países. São um movimento nacional para governar o país. O Talibã reassumiu o governo do Afeganistão.

    Já o ISIS-K é multinacionalista, querem atuar em todos os países que hajam muçulmanos. Eles recrutam muçulmanos no mundo todo para desestabilizar quem não segue a visão do islã. O Isis-k usa a tortura, mutilações, condenações à morte e execuções públicas nas pessoas que não concordam com a interpretação sunita das leis islâmicas.

    O Grupo Isis-k é citado como uma ameaça para a evacuação do Afeganistão por Joe Biden. Temendo represálias e ataques contra cidadãos norte-americanos e aliados do país desde a guerra, Biden passou a autorizar operações de retirada.

    Fonte: CNN Brasil 26/08/2021

  • O ataque da questão ocorreu em agosto de 2021 ao aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão. A autoria foi do Estado Islâmico do Khorasan. Ao todo, cerca de 170 afegãos morreram e ao menos 200 ficaram feridos.

    Resposta: B