SóProvas


ID
5564059
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do artigo “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social”, de Carlos Antonio de Souza Moraes (2015).

Alternativas
Comentários
  • A) Entre assistentes sociais ainda circulam algumas compreensões do “estágio supervisionado em Serviço Social como ‘treino’ da prática profissional” e de que “na prática a teoria é outra”, portanto, “muitas vezes, é preciso esquecer o que se aprendeu na academia para sobreviver enquanto trabalhador assalariado, inserido no mercado de trabalho através de contratos de trabalho precarizados” (Pág 295)

    B) No que se refere à formação profissional, é consenso entre os autores que têm se debruçado sobre o tema que temos sofrido diretamente com a expansão da política de educação do ensino superior através de uma larga escala de ex‑ pansão universitária mercantil, que aprofunda a privatização interna das uni‑ versidades públicas e amplia a privatização da educação superior presencial e à distância (Dahmer, 2008), contribuindo para omitir a intensificação da des‑ qualificação da formação profissional, sob aparência de ampliação do acesso ao “ensino” superior (Lima, 2008) (Pág 296)

    C) Diante disso, é possível afirmar que a contrarreforma do ensino superior no Brasil é questão central para o Serviço Social, já que o crescimento mercan‑ til das vagas em cursos privados e na modalidade à distância pode redefinir, em curto prazo, o perfil profissional, pronto a atender acriticamente as demandas imediatas do capital, formando um exército social de reserva (Iamamoto, 2008). Assim, a defesa do projeto de formação profissional construído e explicitado nas Diretrizes Curriculares da Abepss de 1996 tem se colocado como inadiável para o Serviço Social, pois desta tarefa também imprescinde a reafirmação do projeto ético-político profissional, que tem como um dos seus componentes centrais a formação profissional. (Pág 297)

    D) Diante disso, torna-se possível afirmar que vivemos, na atualidade, um processo de precarização na formação de assistentes sociais, que incide na qualidade do ensino e no aligeiramento da pesquisa e da capacidade de cons‑ trução do conhecimento de forma crítica e autônoma, além de maior preocupa‑ ção com o treinamento dos graduandos, voltando-se para demandas flexíveis do mercado, que reforçam os mecanismos ideológicos de submissão dos pro‑ fissionais, o que pode provocar um imenso processo de despolitização da cate‑ goria profissional (Iamamoto, 2014; informação verbal). (Pág 298)

    E) Nesse contexto, a educação configura-se como estratégia de manutenção da hegemonia do capital, frente à crise de acumulação. Como política e como direito social, suas medidas têm sido cada vez mais regressivas, sendo ofertada de maneira minimalista para aumentar timidamente os salários e dinamizar o mercado de consumo. Marcas da mercantilização se fazem presentes em todos os níveis educacionais, em especial no ensino superior (Pereira e Almeida, 2012). (Pág 297)

    Fonte: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/jqJT7Nmjgmj4yBqcYycgrHh/?format=pdf&lang=pt#:~:text=A%20esse%20respeito%2C%20o%20Servi%C3%A7o,ao%20longo%20de%20tal%20forma%C3%A7%C3%A3o.

  • Devemos encontrar a alternativa incorreta:

    Conforme Moraes (2015, p. 297), no contexto capitalista contemporâneo, “a educação configura-se como estratégia de manutenção da hegemonia do capital, frente à crise de acumulação. Como política e como direito social, suas medidas têm sido cada vez mais regressivas [...] (Pereira e Almeida, 2012).”

    Ao analisar as alternativas, temos:

    E – Correta. A educação configura-se como estratégia de resistência a hegemonia do capital, frente à crise de acumulação. Suas medidas têm sido cada vez mais progressivas.

    A, B, C e D – Incorretas.

    Gabarito: E

    Referência:

    MORAES, C. A. de S. A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 122, p. 294-316, abr./jun. 2015.

  • Alternativa E .