-
Coloca a fonte aí, "Prof Arthur Lima, Direção concursos, aula 00", aqui no meu PDF tá igualzinho tudinho que tu colocou aê
-
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em interpretação textual e compreensão textual. O candidato deve indicar a assertiva correta em relação a expressão "gol descalço" no texto. Vejamos:
"Você consegue imaginar que, em uma partida de futebol de um campeonato tão importante como a Copa do Mundo, um jogador fez um gol descalço? Não? Pois acredite: isso aconteceu de verdade! Foi na Copa do Mundo de 1938. O Brasil jogava contra a Polônia debaixo de forte temporal, quando de repente o jogador brasileiro Leônidas Silva perdeu uma de suas chuteiras e, com o pé descalço, fez um golaço! Atualmente, esse gol certamente seria anulado, mas na época foi aceito."
a) Incorreta.
Quem ficou sem chuteira foi o jogador brasileiro, Leônidas Silva.
b) Incorreta.
O texto fala que foi aceito sim o gol, mas que se fosse atualmente seria anulado.
c) Correta.
Segundo o texto: " o jogador brasileiro Leônidas Silva perdeu uma de suas chuteiras e, com o pé descalço, fez um golaço! "
d) Incorreta.
O texto fala que seria anulado se o fato ocorresse atualmente, mas que na época foi aceito.
Gabarito: C
-
GAB: C
Leônidas da Silva foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1938, na França, com sete gols marcados. Porém, um destes gols poderia ter sido anulado, comprometendo até mesmo o desempenho da Seleção, que ficou em terceiro lugar no campeonato.
O "Diamante Negro", logo na estreia, foi o responsável por metade dos gols brasileiros na vitória por 6 a 5 sobre a Polônia. E o último, já na prorrogação, foi marcado pelo atacante com os pés descalços.
Sob uma forte chuva que caía na cidade de Estrasburgo, a chuteira do atacante acabou rasgando, descolando a sola da parte superior, como "uma boca de jacaré". Diante da dificuldade de encontrar outro no número 36, o jogador não teve dúvidas e tirou o calçado.
Ia ser cobrada uma falta contra a Polônia e eu fiquei desuniformizado (sic)", contou o ex-jogador em entrevista à TV Cultura na década de 1970. "Chovia, o juiz não se apercebeu. Nós não tínhamos meias brancas, na época jogávamos de meias pretas. Então, com a lama, o juiz talvez não tenha observado. Eu fiquei na jogada, a bola bateu na barreira, voltou para mim e eu complementei o lance e fiz o gol."
FONTE : G1
-
GAB-C
Leônidas Silva fez um gol descalço, em 1938.
A noite é mais sombria um pouco antes do amanhecer.
USE LANTERNA TÁTICA.