SóProvas


ID
5564719
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993, institui o Código Profissional de Ética dos Assistentes Sociais e disciplina, dentre vários aspectos, a relação dos Assistentes Sociais com a Justiça nos artigos 19º. à 20º. Considerando o disposto em tais artigos, analise as afirmativas abaixo:

I. É vedado ao Assistente Social comparecer perante a autoridade competente, quando intimado/a a prestar depoimento, para declarar que está obrigado/a a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da Legislação em vigor.

II. É vedado ao Assistente Social depor como testemunha sobre situação sigilosa do/a usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado.

III. É vedado ao Assistente Social apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código.

IV. É vedado ao Assistente Social aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.

Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • A

  • CAPÍTULO VI - Das Relações do/a Assistente Social com a Justiça

    Art. 20 É vedado ao/à assistente social:

    a- depor como testemunha sobre situação sigilosa do/a usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado;

    b- aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

  • Alternativa A, para quem não tem assinatura

    Art. 19. são deveres do assistente social :

    a) Apresentar a justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha , as conclusões de seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste código.

    b) Comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a presta depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da legislação em vigor.

    Fonte: Código de Ética do assistente social/ Comentado

  • O Código de Ética profissional estabelece as relações do/a assistente social com a Justiça. Acerca do que preceitua o Código de Ética profissional do/a assistente social, temos nos Art. 19º e 20º:

    “Art. 19º” - São deveres do/a assistente social:

    a- apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código;

    b- comparecer perante a autoridade competente, quando intimado/a a prestar depoimento, para declarar que está obrigado/a a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da Legislação em vigor.

    “Art. 20º” - É vedado ao/à assistente social:

    a- depor como testemunha sobre situação sigilosa do/a usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado;

    b- aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Correta. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.

    B, C e D – Incorretas. As alternativas estão incorretas.

    Gabarito: A

  • Deveres e Vedações do assistente social no Código de Ética iniciam com verbos no infinito, com exceção na relação do profissional com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil. Já os direitos não iniciam com verbos no infinito.