-
Gabarito C
Trechos que me levou ao gabarito:
“Há 160 anos, o então reino da Prússia, que veio a se tornar o principal Estado-membro do Império Alemão..
-
A alternativa C demanda de mais explicações sobre o texto para estar correta, a alusão feita a Alemanha é somente uma forma de explicar e situar o leitor sobre o que seria a Prussia. O fato dela ter aumentado o gasto militar nao tem relação direta com o presente, considerando apenas o enxerto disponibilizado.
-
Não há como afirmar que esse trecho se relaciona com o presente. A introdução apenas apresenta fatos históricos. FGV sendo FGV.
-
Nunca enfrentei uma disciplina tão difícil como o Português da FGV
-
5mim x2 fgv
-
Dica: Quando sentir que vai dar uma viajada para tentar acertar a questão, marque a que você tinha cogitado antes de viajar e errar kkkkk é a terceira questão que eu quase erro por viajar demais
-
Orçamento impositivo: provavelmente o texto versa sobre uma crítica do atual governo com gastos relacionados ao arsenal bélico e militares
-
Gabarito: Letra C.
Uma dica que às vezes ajuda, principalmente em se tratando dos textos da FGV, é triplicar a atenção no enunciado, porque às vezes a gente (me incluo) tá com tanta vontade de ir para as alternativas que passa batido em certos detalhes... Dito isso, vejamos...
Uma coluna jornalística, sobre o tema do orçamento impositivo.
Penso que entender o que seria o orçamento impositivo seria a chave para se chegar ao gabarito. Assim, esse orçamento, de modo bem informal, se refere à grana (definida pelos nossos parlamentares) do orçamento geral da União que o Executivo não pode alterar. (Ps: especialistas de plantão me corrijam se estiver equivocada a definição)
O trecho foi extraído de um artigo de opinião publicado no Jornal O Globo, e o autor introduz o assunto apresentando situação histórica que tem pontos semelhantes com o que ocorre no cenário brasileiro atual, com relação às questões orçamentárias. Em suma, é como se dissesse: olha, esse lance aí do orçamento impositivo é parecido com aquela treta que teve lá no reino da Prússia, tempos atrás. Melhor a gente começar entendendo por lá para debater por aqui.
Portanto, é possível dizer que o tipo de introdução adotada é a alusão a fatos históricos relacionados com o presente.
Ps: Questão difícil ao extremo, no meu entender.
__
Equívocos, reportem.
Sigamos!
-
Uma coluna jornalística, sobre o tema do orçamento impositivo, começa do seguinte modo:
( TEMPO PRESENTE)
“Há 160 anos ( TEMPO PASSADO), o então reino da Prússia, que veio a se tornar o principal Estado-membro do Império Alemão, se via às voltas com a necessidade de aumentar os gastos bélicos para fazer frente às guerras que enfrentava.”
A) alusão a fatos históricos relacionados com o presente;
R= Alusão do reino se destacar e aumentar sua força bélica ( passado) sendo ligado a uma coluna jornalística que irá abordar orçamento impositivo ( presente).
Errei, por ter esquecido que a FGV requer uma análise MACRO. Ou seja, faz-se necessário ler tudo que a questão expõe e não somente o que a FGV deu para você ler.
GAB LETRA C
-
Na citação, fala que o reino aumentou o recurso para ir luta na iminente guerra.
Orçamento Impositivo pela política brasileira é isso. Os parlamentares, com aprovação desse Tal orçamento, aumentaram o "seu recurso/poder bélico", na média que eles destinam os recursos para os municípios que mais lhes dão votos, a guerra deles o é pleito eleitoral. Logo letra C
Te ironia, crítica e o C..... Na introdução
-
Eu errei essa questões por pensar demais. Ainda não venci meus entraves ao modo como essa banca cobra o conteúdo de interpretação.
Mas acredito que, quando se declara "há 160 anos", pode-se perceber que os fatos históricos são abordados tendo como referência temporal o momento presente para quem constrói a fala.
-
A par da possibilidade de eliminação das demais alternaticas que, ao meu ver, são bem destoantes da proposta apresentada pelo texto, entendi que o comando da questão situa o tempo presente quando fala do "orçamento impositivo" e o excerto faz alusão a fatos históricos "Há 160 anos...". O que os relacionam são os "gastos...".
-
Eu acertei por eliminação:
A) definição de termos importantes para o texto;
Quais são os termos definidos? Não há essa definição, o que há é um relato.
B) divisão do tema em partes para análise futura;
Não, não há essa divisão
C) alusão a fatos históricos relacionados com o presente;
Para mim, não há dúvidas quanto ao trecho "alusão a fatos históricos", o resto... mas marquei essa porque entendi que nenhuma das outras se encaixava
D) apresentação objetiva de uma tese sobre o assunto;
Não há nenhuma tese aí.
E) defesa antecipada diante de argumentos contrários.
não se encontra isso no trecho
-
Uma coluna jornalística, sobre o tema do orçamento impositivo, começa do seguinte modo:
“Há 160 anos, o então reino da Prússia, que veio a se tornar o principal Estado-membro do Império Alemão, se via às voltas com a necessidade de aumentar os gastos bélicos para fazer frente às guerras que enfrentava.”
O enunciado em negrito nos leva a inferir a alternativa C.
-
Eu to marcando a que acho menos correta e to acertando
-
GABARITO: Letra C
Quem estuda AFO pegou rápido essa questão. O tema ''orçamento impositivo'' está bem em alta nessa matéria. Há pouco tempo, o orçamento brasileiro era autorizativo. De uns tempos pra cá, passou a ser mais híbrido (autorizativo e impositivo em partes).
Ainda que não estude AFO, dá pra pegar o pulo do gato no trecho: Uma coluna jornalística, sobre o tema do orçamento impositivo, começa do seguinte modo:
-
“Há 160 anos, o então reino da Prússia, que veio a se tornar o principal Estado-membro do Império Alemão, se via às voltas com a necessidade de aumentar os gastos bélicos para fazer frente às guerras que enfrentava.”
Por essa passagem marcada da pra entender que até hoje o reino é o PRINCIPAL ESTADO-MEMBRO...
-
Português da FGV................
Busque motivação nas plavras do Rcky:
"Você, eu, ou ninguém vai bater tão duro quanto a vida, mas não se trata de bater duro. Se trata do quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. Do quanto você é capaz de apanhar e continuar tentando! É assim que se consegue vencer!" Rocky Balboa
Leia-se FGV, onde tiver VIDA.
Vamos aguentar pancada e seguir até vencermos!
Um dia de cada vez, vida que segue.
-
alusão a fatos históricos relacionados com o presente;
Cheguei a essa conclusão,pois devido ao trecho " o reino de Prússia se via às voltas com a necessidade de aumentar os gastos bélicos para fazer frente às guerras que enfrentava." (Um fato histórico,passado).
reino da Prússia, que veio a se tornar o principal Estado-membro do Império Alemão. (Um fato presente)
-
alusão a fatos históricos relacionados com o presente, certamente, para fazer a contextualização, ou seja, trazer o acontecimento para o tempo presente.
-
Fatos históricos relacionados com guerra. Guerra no presente? depende do país
-
Olhei o "enfrentava" e desconfiei do tempo verbal, só poderia ser c) ou d) foi no chute mesmo.
-
Na FGV tem questão que é obvia. Às vezes de tão obvia que está errada kkkk.. algumas vezes está certa. aushuahuahshauhsuah
-
CARA EU CHOREI ACERTANDO ESSA QUESTÃO PQ FINALMENTE ESTOU CONSEGUINDO ENTENDER ESSA BANCA FILHA DE UMA PUT@@@@@@@
NÃO DESISTAM!!! NO COMEÇO EU ACERTAVA APENAS 6/20!!!
#VEMPCERJ
-
Gab C
Caso você não saiba o significado de "orçamento impositivo" e que ele está se relacionando com o governo atual, você dificilmente vai acertar a questão. Agora a FGV deu pra misturar atualidades com português.
-
fosse a alternativa "D" como gabarito eu até entenderia.
apresentação objetiva de uma tese sobre o assunto
"se via às voltas" ambiguidade de sentido, tanto poderia ser uma opinião do autor (tese) para dizer que se viram "sem saída" e por isso justificar o assunto orçamento impositivo da questão, quanto reviver determinada situação em que precisou novamente investir em material bélico pois "Estado-membro do Império Alemão" refere-se a 2º guerra mundial, anterior a primeira, logicamente.
enfim, nóia pura.
-
Simplesmente a C parecia mais correta, sem filosofar muito!
-
A gente nunca sabe quando o óbvio está certo!
-
contextualização.
-
Meu raciocínio foi o seguinte:
“Há 160 anos, o então reino da Prússia, que veio a se tornar o principal Estado-membro do Império Alemão, se via às voltas com a necessidade de aumentar os gastos bélicos para fazer frente às guerras que enfrentava.”
Acredito que o "relacionados com o presente" se refira ao fato de a Prússia ter se tornado o principal Estado-membro do Império Alemão (PRESENTE), sendo que logo em seguida é descrito um fato histórico (se via às voltas com a necessidade de aumentar os gastos bélicos para fazer frente às guerras que enfrentava).
Portanto, C.
alusão a fatos históricos relacionados com o presente;