-
A alternativa 'e' não deveria ser considerada errada, já que o artigo 302 do CC diz que o novo devedor não pode opor exceções pessoais ao credor, e a exceção de contrato não cumprido não se configura exceção pessoal, mas genérica, isto é, relativa ao objeto do contrato?
-
Gabarito D
São perguntas que deixam o leitor curioso pelas respostas.
-
Gabarito: Letra D.
Para tentar simplificar o entendimento, sabe aquele bordão do Globo Repórter? Vou adaptar como se fosse uma reportagem sobre a nossa vida diária rsrs
Concurseiros: onde vivem? Como dormem? Como se alimentam? Como lidam com os parentes chatos do 'já passou'? Será que têm vida social? Hoje, no QConcursos.
Dito isso, percebam que a intenção por trás dessas perguntas, em sua essência, é despertar o interesse do receptor da mensagem para conhecer a vida de um concurseiro. Semelhantemente, o uso das perguntas, no caso da questão, foi para despertar o interesse do leitor pela leitura do livro.
Aí talvez você tenha se perguntado: ah, mas ele também aborda o conteúdo do livro (letra A), destaca tópicos (letra B), provoca resposta dos leitores (letra C) ou ainda indica temas de valor popular (letra A). Sim. Pode até ser. Mas percebam que para abordar tudo isso, 'o primeiro passo a ser dado' é levar o leitor "para a fonte", que no caso, seria o livro.
__
Uma dica da professora Adriana Figueiredo, do Estratégia concursos, é que, em se tratando da FGV, por vezes, todas as alternativas se mostram coerentes. Porém, há sempre uma que se apresenta com o "clímax" da questão. Aquela que se sobressai em relação às demais. Exemplo típico é essa questão.
__
Equívocos, reportem.
Sigamos!
-
Pessoal, fazendo uma analogia, é só pensar naqueles vídeos do y0utube que são '' clickbait '', eles colocam perguntas e imagens para atrair a atenção e ganhar views das pessoas. Se você pode colocar algo numa manchete ou em uma capa, com certeza irá colocar assuntos, perguntas e afirmações que conquistem a atenção do expectador.
GAB LETRA D
-
FGV gosta de trabalhar com essas perguntas no título ou no inicio do texto, geralmente a resposta é provocar uma reflexão pessoal no leitor ou então ligar (interessar) o leitor à temática do texto.
A FGV não é boba e colocou a letra C para deixar a gente em dúvida, porém veja que a intenção da pergunta não é provocar resposta e sim reflexão, ou então ambientar o leitor.
Quem está se preparando para FGV vai encontrar outras questões assim.
-
Ao que me parece, a alternativa "A" seria a mais adequada por ser mais específica, já que as perguntas introduzidas pelo texto tem o condão de mostrar o conteúdo (ou partes dele) do livro em foco.
Vejam o trecho em negrito:
“O novo livro da série que já vendeu 1,5 milhão de exemplares no Brasil. O que torna algo uma obra de arte? Como a Grécia antiga moldou o ideal de beleza? As cores exercem influência direta na alma das pessoas?
“Este livro examina estas questões e outras mais ao explorar os movimentos, temas e estilos da história da arte por meio de mais de duzentas obras. Escrito em linguagem acessível sem abrir mão do rigor da pesquisa, o livro traduz os jargões teóricos e é recheado de imagens das grandes obras de arte de todos os tempos.”
-
Pergunta retórica: Tem como objetivo gerar uma reflexão no leitor.
@veia.policial
-
Ineditismo: Que é inédito
-
Eu fiquei curioso em saber: Que livro é esse? Se alguém souber!
-
O Johnny prado economizou as letras do meu teclado. Obrigado Johnny, essa banca é estelionatária
-
Fiquei até com medo de marcar
-
Parabéns Antônio, pelo comentário, realmente a questão dar muita margem para subjetividade, ou seja, a banca pode optar por no mínimo umas 3 alternativas desta questão e estabelecer como "certa". Infelizmente fica parecendo um pulo no escuro, se der certo "maravilha"... Enfim, apenas um desabafo.. Vamos ter que encarar.
-
Só lembrar do programa GLOBO REPÓRTER em que nas chamadas na TV sempre fazem a pergunta: Do que se alimentam? Onde vivem? O que fazem? Hoje no Globo Repórter.
-
Se a questão fosse colocar o conteúdo do livro em foco, por mera exposição, eles colocariam isso no sumário
-
uma hora vou na óbvia e erro outra hora penso que é pegadinha e erro tbm haha
-
Ai tu tem que adivinhar o que o banca decidiu o gabarito (rindo de nervoso), pois são perguntas que podem sim interessar o leitor, como também são perguntas que conteúdo do livro, ou ainda pode destacar tópicos do livro.
FGV quase sempre apresentará duas questões corretas, mas uma será mais completa. Esse fato faz com que a banca ganhe quase todos os recursos, (kkkkkkkkkk, rindo mesmo)
-
Gerar curiosidade! Fui pela lógica por muitas vezes compramos algo por apenas curiosidade.
-
Levando em consideração que se trata de um texto publicitário. Qual a finalidade da publicidade? Estimular alguma atitude do público-alvo, na maioria das vezes, a aquisição de um serviço ou produto.
O leitor interessado pela leitura, vai querer comprar o livro.
-
Acho que o único que não acerta questões da FGV sou eu , tem horas que parece que todas estão corretas
-
Quem já escreveu fanfic ou lê já deve ter visto aquelas que vêm o título e então as perguntas pra despertar a curiosidade do leitor kkk,
(conhecimento inútil está me ajudando mto hoje com as questões da FGV)
-
GAB C
Método de interpretação 2:
Sua função (o que faz) é mostrar o conteúdo do livro em foco
Seu objetivo (para quê faz) é interessar o leitor pela leitura.
Mas tem que marcar o que o examinador está pensando.
-
A resposta D não está errada, mas desafio o examinador a explicar por que a alternativa A não seria uma resposta possível. Estas questões que ficam na margem entre uma alternativa e outra só privilegiam candidatos medianos, ou até mesmo os que chutam.