-
CUIDADO
A questão é subjetiva e possui múltiplos gabaritos
Solicita-se indicação da função semântica do período destacado em:
“Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas solitárias. Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos estão, cada vez mais, entregues a máquinas que, com a quarta revolução industrial, se aperfeiçoam em ritmo acelerado e desempenham funções só imaginadas em filmes de ficção.”
A) destacar tarefas bastante distintas;
Correta. A passagem apresente uma lista de atividades que respondem por diferentes graus de complexidade, conhecimento e utilidade, demonstrando a versatilidade das maquinas na realização de tarefas bastante distintas.
B) incluir diferentes atividades profissionais;
Correta. Consoante comentário anterior, listam-se diferentes atividades profissionais, indicando a aplicação de maquinas em uma grande variedade de áreas, das mais complexas e especializadas (cirurgias) às mais simples (serviço de cuidado e companhia).
C) selecionar atividades só realizadas por humanos;
Incorreta. A assertiva faz uma generalização incorreta. É conhecimento popular que, embora as áreas industriais, médicas e gastronômicas demandem presença humana, a atividade de "companhia", principalmente para indivíduos solitários, é muitas vezes suprida pelos chamados animais de estimação.
D) indicar ações pertencentes a diferentes classes sociais;
Incorreta. Não há relação entre as atividades desempenhadas e a classe social.
E) enumerar tarefas simples do dia a dia.
Incorreta. Não há simplicidade por parte de todas as tarefas listadas.
Gabarito da banca na alternativa C
Gabaritos possíveis nas alternativas A e B
-
Fiquei em duvida entre a A, B e C.
Adivinhem? Isso, marquei a A, mas a meu ver a B e C se encaixam perfeitamente.
Vou esperar uma alma caridosa e inteligente comentar sobre o porquê de ser EXCLUSIVAMENTE a C.
-
Acertei com esse pensamento abaixo:
- "realizar uma cirurgia delicada" elimina a letra E.
- "fazer companhia para pessoas solitárias". Pense em alguém confortando um familiar triste. Assim, não se pode dizer, necessariamente, que se trata de "diferentes classes sociais " (D); ou "atividades profissionais" (B).
Sobram as letras A e C. FGV traz muitas questões com uma dupla de possíveis respostas. Normalmente, o gabarito costuma estar no texto e no que pede o comando da questão.
-> Observe o trecho do texto: Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos...
-> Agora observe o que pede a questão: Dentro da estruturação geral do texto, o primeiro período tem a seguinte função:
Agora leia novamente a letra C: "selecionar atividades só realizadas por humanos;". A intenção principal do texto é trazer robôs fazendo cada vez mais tarefas do seres humanos.
-
Letra C e letra E estão certas!!! Não é a toa que eu odeio essa banca
-
Em nenhum momento no texto deu a entender que as atividades eram realizadas SÓ por seres humanos. Que parada hein, marquei a A :/.
-
Questão errada, Robôs já soldam no mínimo há 60 anos...
-
Nessa questão, como em outras, tem que encontrar a mais certa.
Percebe-se que na A e B a banca coloca mais ou menos a mesma coisa só que com palavras diferentes, desconfie dessa estratégia, que já vi ser usada em outras questões.
O que fez eu marcar a C, após ter excluído a A e B, foi o fato de no decorrer do texto o autor dizer que as tarefas humanas estão sendo substituídas, logo ele trouxe exemplos de coisas que pessoas fazem para introduzir o texto.
sobre a D - realmente são tarefas de diferentes classes sociais, mas o objetivo do texto não é essa discussão
sobre a E - realizar cirurgia não é tarefa simples do dia a dia
-
FGV pior a cada prova.
-
Pessoal, cuidado !!!!!!!!!!!!!!!!
A questão diz:
Dentro da estruturação geral do texto, o primeiro período tem a seguinte FUNÇÃO:
Ele quer a função do Primeiro período >>>> Qual a função dele ?
O texto fala sobre como a evolução das MÁQUINAS está transformando nossas vidas e mudando nossa perspectiva, sendo assim no primeiro período o autor coloca funções feitas apenas por humanos para depois mostrar que AS MÁQUINAS estão bem perto de nos substituir em nossos ofícios.
NÃO É A LETRA A ou B, porque ele pede a FUNÇÃO do primeiro período, e ele não tem a FUNÇÃO de destacar tarefas bastante distintas ou de incluir diferentes atividades profissionais, ele tem a FUNÇÃO de selecionar atividades só realizadas por humanos.
GAB LETRA C
-
Não só a alternativa C está errada formalmente, mas também materialmente, por, entre outros motivos, como outro colega aí em cima apontou, a automação robótica já ser utilizada para “soldar e pintar carros” há décadas. Alguém acha que carros são pintados 100% a mão como uma parede?
PIADA de banca.
-
FGV: ESSA VAI SER MNHA MAIOR VIGARICE!
-
No segundo trecho, ele explica que tais tarefas eram realizadas por seres humanos.
-
1 Periodo
“Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas solitárias. "
2 Periodo
" Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos estão, cada vez mais, entregues a máquinas que, com a quarta revolução industrial, se aperfeiçoam em ritmo acelerado e desempenham funções só imaginadas em filmes de ficção.”
primeiro período não fala sobre atividades cotidianas?
-
Uma reportagem sobre robótica começa do seguinte modo:
“Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas . Todas essas tarefas eram realizadas por pessoas, agora são realizadas por robôs.
-
Questão que o filho do examinador escolhe o gabarito.
-
E porque não a letra B? "Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas solitárias". Não são atividades profissionais ????
-
Volta, Cebraspe. Tá perdoado.
-
Forçou demais...
Esses tipos de questões costumam ser anuladas? Porque não é possível...
-
Cara eu só queria um dia ver esse examinador namoral, esse cara iria tomar muita paulada.
-
Quero ver o ninja que vai justificar esse gabarito.
-
Só humano faz companhia a pessoa solitária? Às vezes tem que viajar pra acertar, outras se vc viajar de mais, erra!
E carro, vcs acham que são só pintados à mão?!
Questão totalmente loteria!
-
"Dentro da estruturação geral do texto"
-
Eu iria marcar a letra C, mas, por pensar demais, marquei a opção incorreta. kkkk
Vou resolver tantas questões da FGV, que vai ser difícil ela me pegar nessas armadilhas.
-
mamae mandou.
-
Tarefa: fazer algo espontâneo (cara de palhaço)
Só aí, matava a questão, apesar do "só, apenas" serem bastante conhecidos
-
Alguém por favor me diz que a questão foi anulada .. Sheesh
-
banca sem jeito.
-
Essa banca é inacreditável, só pode ser zoação estes gabaritos...
-
Se robôs já fazem isso há algum tempo, como são tarefas feitas apenas por humanos. Questão com gabarito nada a ver...
-
Mas se o próprio texto diz que essas atividades "já" são feitas por máquinas?!
Triste a vida
-
Fiquei entre a C e a E, mas a E, fala sobre "tarefas simples", e nem todas são simples.
-
O impressionante foi que acertei esta questão. Primeiro fui riscando as erradas que no caso foram as "c", "d", "e". Depois, vi que as alternativas "a" e "b" eram muito parecidas e provavelmente não seriam a resposta correta, porque derivaria muitos recurso para a banca. Por fim, marquei a alternativa "c" por saber que a FGV sempre aparece com esses gabaritos que não tem nada a ver.
-
Só não entrar no mérito da questão gente.
O que ela quer dizer é sobre a estrutura antes do primeiro ponto. Segundo o mini texto, ele quer mostrar as atividades que por sua vez eram realizadas por humanos e fazendo um paralelo com robôs, a única alternativa que menciona isso é logicamente a alternativa C.
-
Inacreditável!!
-
Se essa questão fosse de 1950 o gabarito estaria correto.
-
FGV = Há sempre duas alternativas certas ou nenhuma
-
PUBLIQUEI UM ARTIGO SOBRE A FALTA DE RAZOABILIDADE DA FGV NA COBRANÇA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONCURSOS PÚBLICOS:
https://jus.com.br/artigos/95917/a-falta-de-razoabilidade-das-questoes-de-portugues-elaboradas-pela-fundacao-getulio-vargas-fgv-nos-concursos-publicos
ACHO QUE EM VEZ DE SÓ RECLAMAR, TODO MUNDO AQUI PODIA COMEÇAR A ESCREVER A RESPEITO E TENTAR PUBLICAR EM SITES DE ARTIGOS JURÍDICO COMO O MIGALHAS, JUSNAVIGANDI, JORNAIS LOCAIS ETC!
-
“Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas solitárias. Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos.
Errei!!! kkk
-
“Dentro da estruturação geral do texto”... O enunciado indica a resposta: letra C.
-
estou começando a achar que esse português da FGV é o de Portugal OU de outros países que falam o nosso idioma e interpretam de outro jeito.
-
vai entender o critério. doide
-
Vou falar uma coisa que pode ser óbvia para alguns e não para outros : temos que ter a malícia de pensar igual ao desgraçad0 do examinador dessa maldita banca
Diante disso, percebam o seguinte :
“Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas solitárias. Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos estão, cada vez mais, entregues a máquinas que, com a quarta revolução industrial, se aperfeiçoam em ritmo acelerado e desempenham funções só imaginadas em filmes de ficção.”
O que me fez marcar a letra c foi justamente o início do segundo período
Entretanto, podem pensar que haveria algum tipo de restrição/limitação ao dizer "selecionar atividades só realizadas por humanos", mas a FGV não se prende muito a esses conceitos restritivos. Ao começar a realizar questões dessa banca, eu errava muito porque trazia uma bagagem da CESPE e de um português "dito normal", que quando cobrado pela FGV os índices de acerto passam 70%. Portanto, não se prendam a detalhes pequenos e limitantes nas assertivas de português, foi assim que eu comecei a acertar mais questões da FGV.
Não acho certo os inúmeros gabaritos duvidosos e ambíguos que essa banca lazarenta dá para as questões, mas temos que acertar questões para passar nos concursos.
-
Essa foi realmente patetica, deve ter sido anulada.
fazer companhia !!!
animais fazem companhia aos humanos desde o antigo egito, ta de sacanagem né.
questão COVARDE.
-
O próprio texto contradiz o gabarito da banca.
-
Dentro da estruturação geral do texto, o primeiro período tem a seguinte função
O inicio do segundo periodo responde..
-
Só acerta essa com a ajuda do Divino
-
O comando te faz olhar somente para o primeiro período, todavia é no segundo que você acessa a resposta "... eram realizadas por seres humanos..."
Ainda porque é um texto sobre robótica, e ele introduz atividade que eram só de seres humanos.
-
Galera basta ler o enunciado com atenção!
As profissões são meramente usadas para classificar atividades que eram exercidas por seres humanos e que agora até robôs podem realizá-las.
Eu fui por está lógica.
-
O gabarito contradiz o próprio texto.. hahahahahaha
banca piada demais
-
a letra C até estaria correta se estivesse no passado. porém foi escrita retratando o presente, sendo que no próprio texto diz que essas atividades estão cada vez mais entregues às maquinas.
-
FGV é contextualizada, se você for só pelo primeiro período, vai marcar mesmo a alternativa A. Caso você leia o texto inteiro, vai ver que antes tarefas só realizadas pelos humanos estão sendo feitas por robôs.
Logo a C é coerente em ser o gabarito, de acordo com o contexto.
Diogo França
-
Muitas questões dá pra brigar com a FGV, mas essa não é uma, chega ser soberba alegar que tem duas outras respostas e falar que o gabarito desta está incorreto. Função básica de robô é a substituição humana em tarefas, partindo disso, o comando da questão pede a função do 1° período, mas dentro da estruturação GERAL do texto, parem de viajar.
-
Meus caros, apesar das argumentações acima (afinal tem de se jogar de acordo com as regras da Banca), as quais não desconsidero, temos, sempre, de levar em conta o que o enunciado pede. Ele pede o seguinte: "Dentro da estruturação geral do texto, o primeiro período tem a seguinte função". Qual a estruturação geral do texto, a ideia central? Atividades que antes somente eram realizadas por seres humanos, que passaram a ser feitas por robôs. Qual o papel do primeiro período nessa estruturação de ideias? É enumerar, selecionar atividades só realizadas por humanos.
Temos que desconsiderar o que pensamos, momentaneamente (rsrs), e entrar, mesmo que contrário à lógica, no que o examinador quer, independente de nossos pré-conceitos.
Sim, sou pago pelo FGV para defendê-la, kkkkkkkkk. Abraços.
-
o próprio texto diz: "Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos estão, cada vez mais, entregues a máquinas"
Já ao avaliar a letra A: soldar um carro, fazer uma cirurgia e fazer uma pizza são atividades bem distintas...
-
o cara que elaborou uma coisa dessas tem envolvimento com o diabo
-
Alternativa "c"
"tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos..." ajuda um pouco a encontrar a alternativa mais plausível.
-
Essa foi tranquila.
-
Na minha opinião, para se chegar ao gabarito da banca, C - selecionar atividades só realizadas por humanos;, é necessário lançar mão do segundo período “Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos”.
Como o comando da questão pede : Dentro da estruturação geral do texto, o primeiro período tem a seguinte função: Acredito não ser possível afirmar, mediante apenas a observação do primeiro período, que tratam-se de Tarefas que há poucas décadas eram realizadas por seres humanos. Mas destacar tarefas bastante distintas.
-
Esse texto e de doer vejam so
" fazer companhia para pessoas solitárias". So uma pessoa pode fazer uma companhia a outra, os animais, uma televisão, um radio nao pode!
Tem do e cada coisa mano
-
a resposta está no próprio texto.
-
#"volta, Cebraspe. Tá perdoado".
-
Juro que pensei que o carro quem pinta é a máquina! Então... não é atividade feita só por humanos.
Eita banca complicada!!! Fui na A..... tudo tão diferente ...não é? mas........ me lasquei!
-
" o primeiro período tem a seguinte função:"
Esse é o primeiro período, não? “Soldar e pintar automóveis, realizar uma cirurgia delicada, preparar pizzas ou simplesmente fazer companhia para pessoas solitárias."
São tarefas distintas...
Não caberia como gabarito a letra A?
-
Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e
E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!
E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!
ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:
1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.
2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!
3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.
4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!
Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)
Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.
ACREDITE NOS SEUS SONHOS!
-
FGV: A prova é minha e eu coloco o gabarito que eu quiser.