SóProvas


ID
5566192
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças de zero a 14 anos no Brasil. Todos os dias, cerca de 3 crianças dessa faixa etária morrem em decorrência de acidentes nesse ambiente, isso representa mais de 1.200 vidas perdidas todos os anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O uso dos dispositivos de retenção veicular é a única forma de garantir a segurança infantil em automóveis.Assinale a alternativa INCORRETA sobre o dispositivo indicado para cada idade de acordo com a Resolução 277/08 do CONTRAN. 

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Resolução 277/08 do CONTRAN

    Art. 2º O transporte de criança com idade inferior a dez anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo, com o uso do dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura, nas seguintes situações:

    Parágrafo único. Excepcionalmente, as crianças com idade superior a quatro anos e inferior a sete anos e meio poderão ser transportadas utilizando cinto de segurança de dois pontos sem o dispositivo denominado 'assento de elevação', nos bancos traseiros, quando o veículo for dotado originalmente destes cintos. (Redação dada ao artigo pela Deliberação CONTRAN nº 100, de 02.09.2010, DOU 06.09.2010 e pela Resolução CONTRAN nº 391, de 30.08.2011, DOU 02.09.2011 )

    1. Crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado 'bebê conforto ou conversível'.
    2. Crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado 'cadeirinha'.
    3. Crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado 'assento de elevação'.
    4. Crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.
  • Lucky, oque significa na prática esse "excepcionalmente"?
  • RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 819, DE 17 DE MARÇO DE 2021